Berlim recebe Pablo Larraín, Wim Wenders e Patricio Guzmán

Festival alemão “fecha” competição da edição 2015, a decorrer de 5 a 15 de Fevereiro próximos. Joaquim Pinto estará no Forum com a “versão do realizador” do documentário Rabo de Peixe.

Foto
Wim Wenders no Festival de Berlim em 2011 AFP

A duas semanas do arranque da sua 65ª edição, o festival de Berlim anunciou os últimos filmes que serão apresentados na competçião pelo prestigiado Urso de Ouro. Em comunicado de imprensa divulgado ao princípio da manhã, a organização revelou sete estreias mundiais escaladas para a selecção oficial do certame, que vai decorrer de 5 a 15 de Fevereiro.

Fora de concurso, serão mostrados os últimos filmes da “prata da casa” alemã: Every Thing Will Be Fine, a nova ficção de Wim Wenders (o cineasta homenageado na Berlinale 2015) com James Franco, Charlotte Gainsbourg e Rachel McAdams; e Elser, de Oliver Hirschbiegel, autor do filme sobre os últimos dias de Hitler A Queda, que regressa aqui à Segunda Guerra Mundial com a biografia de um resistente anti-nazi.

Em liça pelo Urso de Ouro, por seu lado, vão estar os novos filmes dos chilenos Patricio Guzmán e Pablo Larraín. O autor de Tony Manero e Não mostra El Club, uma nova ficção sobre a qual ainda pouco se sabe, enquanto Guzmán, que esteve em Portugal no âmbito do ciclo Harvard na Gulbenkian, prossegue com El Botón de Nacar uma “trilogia” documental sobre a história do Chile iniciada com o magistral Nostalgia de la Luz, revelado entre nós no Doclisboa.

Também a concurso vão estar Aferim!, terceira longa do cineasta romeno Radu Jude, e Chasuke's Journey, do cineasta japonês de culto Sabu, juntando-se aos 14 filmes já anteriormente anunciados. Competirão com o novo filme do iraniano Jafar Panahi, Taxi, e os novos trabalhos dos veteranos Werner Herzog (Queen of the Desert, com Nicole Kidman), Terrence Malick (Knight of Cups), Benoît Jacquot (uma nova versão do Diário de uma Criada de Quarto de Octave Mirbeau com Léa Seydoux no papel principal) e Peter Greenaway (Eisenstein in Guanajuato).

Entretanto, começaram também já a “fechar” as programações das secções paralelas Forum e Panorama. A presença portuguesa este ano conta com o “director's cut” de Rabo de Peixe, o documentário de 2004 de Joaquim Pinto e Nuno Leonel sobre um pescador açoriano, restaurado para a integral que teve lugar no Lincoln Center no ano passado e que será exibido na secção paralela Forum.

Apresentados também nas secções paralelas: Love & Mercy, biografia de Brian Wilson dos Beach Boys, com John Cusack e Paul Dano revezando-se no papel do músico, marcando a estreia na realização do produtor Bill Pohlad; e Life, o novo filme do fotógrafo Anton Corbijn (Control, O Homem Mais Procurado), sobre a amizade entre James Dean e o fotógrafo da revista Life Dennis Stock, interpretados por Dane de Haan e Robert Pattinson. 

Sugerir correcção
Comentar