Benjamin Clementine estreia-se no Super Bock Super Rock

Benjamin Clementine, uma das grandes revelações do corrente ano graças ao álbum At Least for Now, vai actuar em Lisboa a 18 de Julho.

Foto

O músico inglês, a residir em França, Benjamin Clementine, uma das grandes revelações do corrente ano graças ao álbum At Least for Now, foi confirmado esta terça-feira para actuar no festival Super bock Super Rock a 18 de Julho.

Outra confirmação foi a do brasileiro Rodrigo Amarante, autor do álbum Cavalo, um dos mais celebrados do ano transacto. O brasileiro toca também a 18 de Julho, regressando assim aos palcos portugueses depois de o ano passado ter actuado mais do que uma vez em Lisboa e Porto.

Já Benjamin Clementine é uma estreia absoluta. O cantor, compositor e pianista de 25 anos é singular. Em Fevereiro, escrevíamos no suplemento Ípsilon do PÚBLICO que "especialmente ao vivo impressiona pela presença magnetizante, pelo lirismo vocal grandioso, pela música híbrida, com qualquer coisa de clássica, jazz, gospel ou canção ligeira francesa."

A sua voz é majestosa, sublimando letras autobiográficas que falam da solidão, e a música é intemporal. Não respira o ar dos tempos. Cria o seu tempo. É possível nomear influências (Tom Waits, Nina Simone ou Jacques Brel), mas é pouco crível que a partir delas seja mais fácil de situá-lo.

Nos últimos meses foi conquistando cada vez mais admiradores. Ainda esta terça-feira, Miguel Esteves Cardoso, lhe dedica a sua crónica diária. Ele é inglês, filho de pais ganeses, mas foi quando se mudou para Paris há seis anos que começou a dar nas vistas, tocando nos locais mais inusitados – corredores do metro, festas de casamentos ou bares de hotéis de má fama.

Agora estreia-se em Portugal no Super Bock Super Rock, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de Julho, em diversos espaços do Parque das Nações em Lisboa, tendo nesta altura confirmados nomes como Sting, Noel Gallagher, Perfume Genius, Blur, Savages, Florence & The Machine ou Franz Ferdinand.

Sugerir correcção
Comentar