Auto-retrato de Van Gogh que era afinal um retrato do irmão

Foto
Vincent Van Gogh, que sofria de problemas mentais, matou-se com um revólver aos 37 anos de idade DR (detalhe da obra)

O Museu Van Gogh de Amesterdão descobriu que um auto-retrato do artista é, na realidade, um retrato do seu irmão mais novo Theo. A descoberta ficou a dever-se a um estudo detalhado da fisionomia do retratado.

Após demoradas observações e estudos, os especialistas do museu concluíram que a obra pintada em 1887 representa afinal o irmão do pintor, Theo. O engano é legítimo, uma vez que os dois homens eram parecidos. Mas foram os pequenos detalhes que desfizeram o engano.

De acordo com Louis van Tilborgh, conservador do museu, “a orelha de Theo é redonda e tem uma forma perfeita. A sua barba era também mais ocre que encarnada e crescia-lhe pelas bochechas”.

“O retrato coincide com imagens de Theo”, disse Louis van Tilborgh à agência holandesa ANP.

Esta descoberta coincide com a abertura da mostra “Van Gogh em Antuérpia e Paris, nova perspectiva”, que permanecerá aberta até ao dia 18 de Setembro.

Theo financiou o trabalho do irmão Vincent, mandando-lhe material de pintura e somas em dinheiro. Quando precisava de mais recursos, Vincent escrevia cartas ao irmão cheias de desenhos. A correspondência entre ambos foi tão abundante que este é um dos maiores legados deixados pelo artista holandês.

Van Gogh só viria a se tornar famoso a título póstumo e Theo, que morreu seis meses depois de Vincent, nunca sequer conseguiu vender nenhum quadro do irmão.

Vincent Van Gogh, que sofria de problemas mentais, matou-se com um revólver num campo de trigo aos 37 anos, em Auvers, França, em Julho de 1890.

Sugerir correcção
Comentar