As novas histórias da Oolipo

Uma nova forma de ler ebooks no telemóvel em homenagem à Oulipo de Raymond Queneau.

Fotogaleria
A apresentação dos ebooks na Oolipo dr
Fotogaleria
dr
Fotogaleria
dr
Fotogaleria
The Darkness behind our eyes dr
Fotogaleria
The Darkness behind our eyes dr
Fotogaleria
Jellybone dr
Fotogaleria
Jellybone dr
Fotogaleria
Jellybone dr
Fotogaleria
Jellybone dr
Fotogaleria
Jellybone dr

Se tem um telemóvel no bolso, pouco tempo para ler e quer tirar mais partido da experiência de leitura de um ebook, a Oolipo, que foi buscar o nome à velhinha Oulipo de Raymond Queneau, está a pensar em si.

Esta startup alemã, que foi lançada nesta semana na Feira do Livro de Frankfurt por Ryan David Mullins, quer ir mais longe do que as editoras tradicionais que se limitam a lançar a versão digital de um livro impresso, que é basicamente a passagem do texto para a leitura num ecrã não aproveitando todas as possibilidades.

Foto

A plataforma Oolipo (www.oolipo.com) tem por objectivo criar uma história de ficção pensando à partida que vai ser lida num telemóvel e quer aproveitar toda a sua tecnologia. Quer que os leitores tenham uma experiência interactiva por isso lançou uma aplicação, para já só para o iPhone, para que possa ler ficção, em inglês e em alemão, com a ajuda de tudo o que um smartphone nos pode dar: o GPS, a câmara fotográfica incorporada e os vídeos, o acesso rápido às redes sociais – como Instagram e Twitter –, a ligação permanente à Internet, a inserção de mapas, música, etc.

Na Oolipo as histórias estão divididas em temporadas e séries de oito a dez episódios, cada um de oito a dez minutos. JellyBone da escritora canadiana Kate Pullinger, veterana em literatura digital, é uma das ficções que já pode ser lida. Conta a história de uma rapariga que recebe no seu telemóvel mensagens de mortos. A forma como é apresentada é atractiva, com muitas fotos do Instagram, sms, diferentes tipos de letra, sons inusitados, e é claro que o texto podia ser mais interessamte mas acredito que entusiasme leitores jovens.

Esperada com espectativa é a história Mamma Can’t Raise no Man, de Robyn Travis só disponível na Oolipo a 11 de Dezembro. É uma primeira obra de ficção de um autor britânico que tem experiência de gangs (pertenceu aos Holly Street Boys), publicou em 2013 uma obra de não-ficção sobre a sua experiência de gangs em Londres, Prisoner to the Streets. É um romance epistolar e além desta versão feita para ser lida no telemóvel, já foi publicado este mês o livro impresso e o ebook tradicional (editados pela Own It!).

A acreditar no último relatório sobre hábitos de leitura do Pew Reserch Center, de Setembro, a Oolipo poderá vir a ter sucesso: nos Estados Unidos, desde 2011 até Abril de 2016, a leitura de ebooks em telemóveis por adultos aumentou para o dobro.

Sugerir correcção
Comentar