Arte urbana do Google Art Project tem mais 192 obras portuguesas

Projecto tem dois novos parceiros em Portugal. Além da Galeria de Arte Urbana, WOOL e Urban Creativity entraram a bordo.

Foto
Trabalho de arte urbana localizado na Rua Académico Zagalo, na Figueira da Foz WOOL

O Google Cultural Institute aumentou a sua colecção online de arte urbana, criada no âmbito do projecto Street Art Project, para mais de 10 mil trabalhos criados por artistas de todo mundo. Entre as obras disponíveis estão agora mais 192 com assinatura portuguesa, uma inclusão que foi possível através de dois novos parceiros do projecto em Portugal, o Wool e a Urban Creativity.

A entrada de novas obras portuguesas na galeria Street Art, que conta com mais de 3500 artistas apresentados por 86 parceiros de 34 países, vem aumentar a o catálogo de trabalhos de arte urbana conservados digitalmente, antes do risco de desaparecerem.

Amit Sood, responsável pelo Google Art Project, sublinha que a “tecnologia permite que se preserve estas expressões artísticas e se as disponibilize quando e onde se pretender”. “Esta colecção digital de mais de 10.000 imagens, 90 novas colecções e arte em GIFs animados de todo o mundo irá levar a vibrante arte urbana para os ecrãs dos computadores, telemóveis e relógios inteligentes através da ligação à Internet”, argumenta o responsável.

Na mais recente actualização da colecção do Street Art Project, Portugal, que já estava presente no projecto através de uma parceria da Galeria de Arte Urbana com o Google, passa a ter 147 trabalhos e oito colecções apresentados pelo WOOL, e 45 trabalhos e duas colecções através da Urban Creativity.

Além do arquivo online, os trabalhos nacionais e internacionais vão passar a ficar expostos na televisão por via do Chromecast, nos computadores com a extensão do Chrome, nos relógios inteligentes com o Android Wear e nas aplicações para telemóveis especificamente desenvolvidas para o projecto, indica o Google em comunicado. Quer o WOOL quer a Galeria de Arte Urbana – que se associou ao projecto em 2014 - participam nas diversas experiências imersivas da Google.  

Lara Seixo Rodrigues, co-fundadora, curadora e produtora do WOOL, considera que a parceria com o Street Art Project “será também uma forma de promover e perpetuar a arte urbana em todo o mundo, incluindo a portuguesa”.  “O WOOL transformou-se na maior plataforma de promoção da arte urbana portuguesa e naturalmente, a integração de todo este trabalho árduo e apaixonado, no Google Cultural Institute assume-se como um enorme reconhecimento”, acrescenta.

No caso do Urban Creativity, projecto da Associação para a Participação Pública (AP2) em parceria com diversas faculdades e instituições públicas e privadas, a sua participação no Street Art  foi sugerida aos delegados do projecto que participaram na conferência internacional Lisbon Street Art & Urban Creativity, em Julho de 2014, explica ao PÚBLICO, por email, Pedro Soares Neves.  

"O Urban Creativity constitui-se como um veículo (com validação cientifica) para inclusão de conteúdos no projecto Street Art da Google, através da revista cientifica Street & Urban Creativity Scientific Journal [a lançar em Julho de 2015] e colecções directamente geridas por diferentes autarquias e instituições com as quais a AP2 se relaciona", indica o membro do projecto.

O Street Art Project integra o Google Art Project que permite a qualquer utilizador visitar e explorar online museus e obras de arte em todo o mundo. Portugal tem actualmente 236 obras disponíveis e 19 colecções, que inclui trabalhos de Vhils, Mariana Dias Coutinho, ou um conjunto de trabalhos fotografados na Calçada da Glória, em Lisboa. Cada trabalho é acompanhado de uma ficha de identificação que indica o local onde se encontra ou encontrava a obra, o artista, quando identificado, as dimensões das obras, as técnicas utilizadas e a sua localização no mapa do respectivo país.

Notícia actualizada às 10h50 de 20 de Março: Acrescenta informação relativa ao projecto Urban Creativity.

Sugerir correcção
Comentar