Apple prepara-se para competir com Netflix

A companhia poderá avançar para a produção de conteúdos originais para atrair clientes para o seu futuro serviço de streaming.

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Os rumores de que a Apple planeia lançar o seu próprio serviço de streaming no próximo ano, para competir com a Netflix, parecem ter cada vez mais crédito Josh Edelson/AFP

A Apple deverá seguir o exemplo da Netflix e da Amazon e começar a produzir em breve os seus próprios filmes e séries, segundo a Variety.

A companhia tecnológica não confirma nem desmente e, por enquanto, não fez nenhum anúncio oficial. Mas a Variety teve acesso a executivos em Hollywood que têm sido sondados pela Apple e que dizem que a empresa planeia lançar-se no desenvolvimento e produção de conteúdos próprios. Nada que surpreenda os analistas da indústria do entretenimento, que há já algum tempo previam que a Apple iria querer entrar em competição com a Netflix e a Amazon, depois desses serviços terem avançado para a produção de conteúdos exclusivos e terem tido sucesso – com séries como House of Cards e Orange Is The New Black (Netflix) e Transparent (Amazon).

A Netflix não tem sido propriamente discreta nas suas ambições em relação a Hollywood: na semana passada foi noticiado que a empresa que revolucionou o conceito de videoclube na era online vai mudar o seu quartel-general para Sunset Boulevard, bem no coração de Hollywood, duplicando a área das suas instalações.

Os rumores de que a Apple planeia lançar o seu próprio serviço de streaming no próximo ano, para competir com a Netflix, parecem ganhar cada vez mais crédito. Segundo o Los Angeles Times, a companhia tem estado em negociações com as principais estações de televisão americanas para tentar incluir os seus conteúdos na programação do novo serviço. Por outro lado, a teoria é que a Apple estará também a avançar para a produção de conteúdos originais para atrair clientes para o seu futuro serviço de streaming, até porque é um mercado bastante competitivo onde a Netflix segue bem à frente e onde, segundo alguns analistas, a Apple já está a chegar com bastante atraso.

Um dos exemplos que os observadores apontam como um factor em que a Apple deixou a Netflix ganhar vantagem é a diferença de modelos de pagamento. Ao contrário da Apple, onde cada produto é comprado à unidade, na Netflix uma assinatura mensal dá acesso a todo o catálogo disponível. A forma de pagamento do novo serviço de streaming da Apple é, para já, uma incógnita. Também não é claro se a intenção da Apple é produzir séries ou filmes, ou as duas coisas.  

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