António Filipe Pimentel será o novo director do Museu de Arte Antiga

Foto
Pimentel, que agora rumará ao MNAA, era director do Museu Grão Vasco, em Viseu Carlos Lopes

António Filipe Pimentel será o novo director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em substituição de Paulo Henriques, que foi ontem afastado do cargo. O nome já foi oficialmente confirmado pelo Ministério da Cultura.

Em conferência de imprensa, Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, explicou que o perfil que o Governo procurou para o MNAA foi o de uma pessoa "mais aberta à comunidade e com capacidade de ligação ao mundo empresarial."

Doutorado em História de Arte pela Universidade de Coimbra, António Filipe Pimentel era director do Museu Grão Vasco desde Setembro. Foi pró-reitor da Universidade de Coimbra com competências na área do Património e da Candidatura da Universidade a Património Mundial.

Durante a apresentação do Plano Estratégico para os Museus do Século XXI – um plano que refere a necessidade de introduzir “práticas de gestão” e de conseguir “ganhos de eficácia” na forma como os museus portugueses são geridos -, que decorreu hoje à tarde, o Ministério admitiu que poderá avançar para um modelo de direcção bicéfala em alguns museus nacionais.

Este tipo de direcção poderá ser testado no MNAA, disse o director do Instituto dos Museus e Conservação, João Brigola. De acordo com o modelo, o director ficariam mais com a gestão da imagem do museu e o subdirector com maior ligação ao estudo e conservação das colecções.

O modelo implica alterações legislativas, pelo que ainda não é possível prever quando começará a ser aplicado.

Notícia actualizada às 18h17

Sugerir correcção
Comentar