Allen Halloween: Filho largado no mundo

Allen Halloween está de volta. Terceiro álbum, terceiro clássico. Ninguém diz o que ele diz, como ele o diz. Híbrido: Portugal ao espelho, o bairro ao espelho, Halloween ao espelho.

Foto
Híbrido é o álbum do regresso de Allen Halloween a Odivelas: “Agora parece que canto mais e que as palavras deslizam melhor” SUZANA LUZIR

A espera acabou. No último ano, soubemos que havia algo novo a ser preparado e fomo-nos entusiasmando com o que ouvíamos no YouTube, quer fossem canções completas ou esquissos de um minuto. Chegou agora, por fim. Híbrido, o terceiro álbum de Allen Halloween. O terceiro clássico de Allen Halloween. Halloween ao espelho, o país ao espelho, o bairro ao espelho. Não é fácil ver o que Halloween vê, como Halloween vê. Ninguém disse que seria fácil. “É uma noite que não acaba nunca/ é o abuso no bairro black”, ouvimo-lo. “O rei é Cristo, eu não sou ninguém/ abram-me a porta eu porto-me bem”, continuamos a ouvi-lo. “Que se foda o mundo, eu ainda não pertenço ao mundo”, obrigamo-nos a ouvi-lo. É importante ouvi-lo: “O meu bairro, o teu bairro, ou um bairro por aí”.

Portugal 2015. Ninguém o mostra assim. Sem subterfúgios, com uma riqueza de cronista, talento de rapper com muita vida, sabedoria suficiente para nunca recorrer ao facilitismo do preto-e-branco. É Halloween todos os que canta? O bandido velho, o Zé Maluco, o Gangsta junkie, o miúdo que, no recreio da escola, esvaziará a pistola no bully que o humilhou e na Lola que o ignorou? É e não é. Rapper incrivelmente atento a todos os detalhes do que o rodeia, Halloween é o contista inspirado, capaz de perceber como criar um fio narrativo, uma personagem, uma conclusão que fuja a clichés (e foge sempre). “O [José] Saramago disse numa entrevista que ninguém se pode fechar num sítio e começar a produzir arte a partir daí. É verdade. A arte é sempre minha, mas vais ao mundo, pegas no mundo, transformas e mandas cá para fora." É isso que tem feito, enquanto vê o mundo mudar e enquanto ele próprio vai mudando no mundo. “Não vale a pena estar a construir uma tese para deitar abaixo a minha tese antiga, mas, querendo ou não, vamos mudando. Outro conhecimento, outra responsabilidade. Vale a pena fazer um álbum quando há essa mudança, quando tens coisas novas a dizer."

Híbrido é Halloween agora, no país que o rodeia agora. Pai de três filhos, estudioso da Bíblia, músico profissional desde a edição de Árvore Kriminal, o álbum que, com canções como Drunfos, Debaixo da ponte ou A noite da Lisa, lhe deu em 2011 uma carreira independente. Não é santo nem demónio. Isso seria demasiado fácil. É alguém em luta consigo próprio, e expõe-no em música que ilustra essa condição de forma gráfica, desarmante, recheada de retratos reais e de parábolas intemporais. “Há situações na vida em que sabes que o certo é perdoar e seguir em frente, mas ainda não consegues perdoar mesmo, não consegues engolir. É isso que ponho no álbum. Se alguém me fizesse mal, como é que eu reagiria? Esse é um lado. O outro é como eu deveria reagir, fazendo o que está certo."

Encontramo-lo à entrada da estação de metro de Odivelas, entre o corrupio de gente saindo da cidade para a cidade maior ali ao lado, Lisboa, ou vindo da cidade grande para continuar a lufa-lufa do trabalho. Para muitos, ainda não acabou, ainda há mais transportes para apanhar até chegar a casa. Vemos homens acelerando o passo e mulheres correndo, carregadas de sacos, para as paragens de autocarro. Vêem-se miúdos e miúdas, adolescentes vindos da escola em grupos ou passeando entre o cimento das estradas que entrecortam os quarteirões de prédios-caixote construídos nos anos 1990 e os outros, mais baixos, mais antigos, erigidos décadas antes. “Aquilo é um condomínio fechado, mas ninguém se apercebe disso”, diz ele, quando já nos sentámos numa esplanada às portas da estação, apontando para o prédio contíguo de varandas de envidraçado moderno. Tem razão, ninguém vindo de fora o suspeitaria. Ninguém imaginaria igualmente que, caminhando menos de um quilómetro na direcção oposta, chegaríamos à Azinhaga do Barruncho, bairro isolado do olhar exterior, ou melhor, esquecido do olhar exterior, onde vivia o homem que nos acompanha à mesa da esplanada quando primeiro reparámos nele, há oito anos.

Ao coração das pessoas
Allen Pires Sanhá, ou seja, Allen Halloween, relata aquilo que se mantém escondido sob a superfície. Relatos extraídos da realidade que não vemos ou que teimam em não nos deixar ver. Crónicas em forma de canção, rapadas com aquela voz grave e imponente que domina com a consciência perfeita dos crescendos dramáticos necessários para que as palavras, e o som das palavras, se imponham perante o ouvinte. Halloween é a “Bruxa”, uma das suas alcunhas, que esconjura demónios (os seus e os da sociedade que o rodeia) e que vê mais longe. Halloween é importante e isso, hoje, temo-lo por certo.

Cada álbum é um momento específico. Através deles, quase que se pode traçar-lhe a biografia. “Escrevi o Mary Witch quando morava aqui em Odivelas e passava a vida na rua. O Árvore Kriminal escrevi-o quando morava no Cais do Sodré, em Lisboa. É lógico que seja um álbum mais fácil de ouvir. Estava a toda a hora na noite, com o pessoal do Adamastor, com os camones, os ingleses e os italianos. Este [Híbrido] escrevi-o num regresso a Odivelas”, explica. “É mais maduro, mais próximo daquilo que sempre quis fazer." Desta vez, assumiu ele a masterização. Nos anteriores, entregara essa função “a pessoal do rock”. Quis que Híbrido fosse menos “estridente”, com mais “bass”, mais subgraves. Isso, a seu ver, fez uma grande diferença. “Parece que falava mais, agora parece que canto mais e que as palavras deslizam melhor."

Híbrido tem a voz de Halloween e as produções secas de Halloween. Mas, ao contrário, dos trabalhos anteriores, há nele um carácter mais detalhado. Mesmo contendo canções de raiva, como Bairro Black (com o regressado General D e o velho companheiro Buts MC), denúncia da violência policial nos bairros sociais sem rua de saída; mesmo encontrando aqui canções pesadelo como Rei da ala ou uma tempestuosa Mr Bullying, atravessa-o um tom reflexivo, melancólico, até.

Foto
SUZANA LUZIR

Há um tom de fantasia diabólica nos órgãos samplados, há uma dor irremediável que irrompe das notas de piano, enquanto as guitarras ora silvam acentuando o ambiente tenso, ora criam nova camada introspectiva sobre a batida (o rock faz parte da equação, ou não referisse regularmente Allen Haloween o nome de Kurt Cobain). “Antigamente, e vejo isso nos sons mais antigos, parecia que não dava espaço à musicalidade. Cantava o tempo todo. Hoje tenho a preocupação de deixar espaço para a música”, afirma. Nascem então coisas como O Rei da ala, pedaço de música que é conto e filme e que nos coloca, como poucos conseguem, no coração da canção. Vale a pena a citação longa: “Alguém gritava, ninguém o ouviu/ Havia trovoada, estávamos em Abril/ Até o seu maior rival chorou, quando ele saiu/ O rei da ala tornara-se um velho louco e senil/ Dizem que viu a cabra quando estava no covil/ Dizem que foi um guarda que lhe deu Lagarctil [medicamento para tratar esquizofrenia e outras psicoses]/ Ninguém o visitava, nem a mulher que o pariu/ Todo o dia ele cantava a mesma canção/ ‘Os gangsters não vão para o céu,/ nem vão ver a face ou a glória de Deus/ O rei é Cristo eu não sou ninguém/ Abram-me a porta, eu porto-me bem’”.

Ouvimo-lo no país deprimido, sofrido, esmagado numa Europa em convulsão onde os números em folha Excel são soberanos e os cidadãos matéria descartável. Não o vejam, porém, como músico que é actor político. Esse papel não o reclama. “Eu faço a minha parte. Não é pela política que se chega lá, o que percebi quando comecei a estudar a Bíblia. É pela pessoa, pelo coração das pessoas. Podes salvar o João, podes salvar o António. Agora, salvar uma sociedade? Salvar um país? Era muito fácil fazer um som para o Cavaco Silva, que considero um dos maiores inimigos do povo. A governação dele deixa sempre as pessoas com medo e a levar porrada, desde o caso da Ponte 25 de Abril até hoje. Se eu não tivesse o conhecimento da vida que tenho hoje, tinha 300 sons a falar do Cavaco Silva. Mas eu ataco o que ele representa, não ataco a pessoa."

Aplica o mesmo raciocínio ao racismo. “Quando vês um jovem hoje, como por exemplo esses três aí [aponta para três adolescentes brancos, t-shirt caveada, fio ao pescoço, andar gingão], como podes dizer que nada mudou?”. É certo que “não há nenhuma cara negra na televisão” – “há nas telenovelas angolanas porque pagam” – e que, “se calhar as pessoas pensavam que por esta altura a Assembleia da República já estava cheia de negros”, reflecte, mas o facto é que “antes aqueles miúdos, não queriam nada com blacks e atacavam os blacks. Hoje não". "É nesse sentido", argumenta, "que a cultura pode mudar”. Para Allen Haloween, de resto, o problema da “raça” é em Portugal também uma questão de “classe”: “Também não há pobres a falar na televisão." O atraso do país passa também por aí. “Se tens numa empresa um brasileiro muito bom e não o promoves por ser brasileiro, estás a prejudicar a empresa. Não é só mau para a pessoa que sofre o acto racista, mas também para quem o comete. Um racista não tem de me pedir desculpa. Deve pedir desculpa a si próprio." Acrescenta: “Estou a ir a casa de toda gente comer e beber. Estou em Portugal a falar contigo, amanhã em Angola a falar com outras pessoas, depois de amanhã no Brasil. Um racista só tem o seu bairro e o seu café para fazer a festa. Essa é uma vantagem para nós, que somos filhos largados no mundo."

Foto
DR

Allen Pires Sanhá, nome de guerra Allen Halloween, tem hoje 36 anos. Vive em Odivelas com a sua companheira e os três filhos. Mostra-nos o mundo, o nosso mundo, como mais ninguém é capaz de mostrar. Híbrido é uma obra-prima necessária. Obrigatória no presente. Uma dádiva para o futuro, quando quiserem ver o que fomos.

Sugerir correcção
Comentar