Adriana Queiroz revisita a canção francesa no CCB: “Uma música que toca a alma”

Em duas noites consecutivas, a 30 e 31 de Outubro, Adriana Queiroz (voz) e Filipe Raposo (piano) revisitam a canção francesa no CCB num concerto singular agora também em disco: Tempo.

Fotogaleria
Adriana Queiroz numa apresentação de Tempo Rodrigo de Souza
Fotogaleria
Adriana Queiroz numa apresentação de Tempo Rodrigo de Souza
Fotogaleria
Adriana Queiroz numa apresentação de Tempo Rodrigo de Souza

Há quem a ache fora de moda, mas a canção francesa tem conseguido resistir ao tempo. E é precisamente com um espectáculo intitulado Tempo que Adriana Queiroz, bailarina que há vários anos abraçou o canto como extensão da sua arte, regressa às canções de Brel, Ferré, Trenet, Prévert, Boris Vian, desta vez em palco e em disco. “Este espectáculo estava no fim, e renasceu”, diz ela. E renasceu por causa do disco, gravado num repente, depois de mais um concerto com Filipe Raposo a acompanhá-la ao piano. “O espectáculo foi em Viseu, a um sábado, viajámos domingo e na segunda-feira dia 3 de Novembro de 2014, às 9 da manhã, estávamos em estúdio.” Gravaram tudo em três horas. Foi um desafio do Filipe, gravar tudo nessa manhã. E a maior parte das canções foi gravada à primeira.”

Com o disco na mão, e por causa dele, voltou o desafio dos palcos. Primeiro no CCB, em Lisboa, esta sexta-feira, 30 de Outubro, e sábado, dia 31 (no Pequeno Auditório, às 21h), depois em Loulé, Évora, Coimbra, Bragança e outros lugares que ainda virão. “Foi um prazer nosso, pôr isto em disco. Para mim, este espectáculo é a minha mudança de bailarina para cantora, para o Filipe é o primeiro espectáculo que fizemos juntos e desde aí evoluímos um com o outro, a nível musical.” Nascida em Novembro de 1963, filha dos cantores Tomé de Barros Queiroz e Mimi Gaspar, ele tenor e ela soprano, Adriana Queiroz estava no auge da carreira (chegou a ser primeira-bailarina do Ballet Gulbenkian, trabalhando depois com Olga Roriz) quando um acidente em ensaios a forçou a deixar o bailado. E ela, já imersa na música, arriscou o canto, em “concertos com uma linha dramatúrgica”. Weill, Brel, Nino Rota. E depois um disco, Ariadne, com direcção musical de Pedro Jóia.

Em “formato jazz”
Com direcção musical e arranjos de Filipe Raposo e misturas de Tó Pinheiro da Silva, Tempo, o disco, tem um alinhamento diferente do roteiro do espectáculo. “A minha ideia”, diz ela, “é sempre pôr-me no ponto de vista do ouvinte: quando começa uma nova música, nós queremos ouvi-la e esquecer a que está para trás. Faço sempre como me ensinaram: ouço sempre a última nota, para ver se a próxima está em acordo, se não há nenhuma crispação. O espectáculo vive dos vídeos, de tempos, mas o disco vive das canções. Foi minha vontade não gravar no disco os poemas e deixar só os temas.”

Na capa do disco há pequenos erros (como a atribuição de Est-ce ainsi que les hommes vivent apenas a Leo Ferré, quando o poema é de Louis Aragon) que Adriana Queiroz conta corrigir num livro de sala, muito completo, que será vendido como programa nas salas por onde o espectáculo passar. Mas a gravação foi, em si, foi mais que satisfatória. “Foi uma gravação em ‘formato jazz’, feita em estúdio mas como se fosse feita ao vivo.” Ne me quitte pas, de Brel, é o tema que fecha o disco, mas não era para entrar. “No palco, essa é a última música, o último encore, vive como um adeus. Gravei-a por gravar, mas o Tó Pinheiro gostou muito dela e convenceu-me a incluí-la também.”

No canto pela palavra
Porquê a música francesa? Adriana encontra explicação na memória. “Nunca me dissociei da música francesa. O Brel, para mim, é algo que me acompanha desde sempre. Essa geração, a do Brel, do Ferré, da Barbara, fascina-me pela maneira como utiliza a palavra, pelas mensagens que passa. As minhas memórias físicas de infância são de bailarina (comecei a dançar aos 3 anos), mas as musicais são destes autores. E se, como bailarina, eu só ouvia música clássica, esta acabava por ser a minha outra música. Em casa só podia ouvir isto, que era o que os meus pais ouviam, ou o que ouvia o meu irmão, mais velho do que eu: Genesis, Led Zeppelin, Yes, Jethro Tull.” Além disso, há a palavra. “Identifico-me com ela. Eu não chego ao canto pela voz, chego pela palavra.” E foi pela palavra que ela se ligou apaixonadamente à chanson. “Continuo a achar estes temas maravilhosos, é uma música que toca a alma, a emoção, aquilo que eu gosto.”

Sugerir correcção
Comentar