Actor Carlos Santos morreu aos 79 anos

Melhor actor do filme "Operação Outono" sobre Humberto Delgado

Foto

O actor Carlos Santos, que integrava o elenco da série Bem-vindos a Beirais, morreu aos 79 anos, no domingo à noite, no Hospital de Faro, na sequência de uma cirurgia, anunciou a agência que o representava, a Hit Management.

O actor morreu na sequência do "pós-operatório traumático" após "uma intervenção cirúrgica na coluna cervical", explica a agência.

Carlos Santos distingiu-se no desempenho do PIDE Rosa Casaco, no filme Operação Outono, de Bruno de Almeida, sobre os últimos dias do general Humberto Delgado, que lhe valeu o prémio de melhor actor de cinema da Sociedade Portuguesa de Autores e o prémio Sophia para melhor actor, da Academia Portuguesa de Cinema, em 2013. Na televisão, trabalhou ainda com a SIC em projectos como a série A Viúva do Enforcado (1993), que adapta a obra de Camilo Castelo Branco, ou O Bairro da Fonte (2000-2).

No cinema, trabalhou com Luís Filipe Rocha, António de Macedo, Joaquim Leitão, José Fonseca e Costa e Leonel Vieira. Também fez parte do elenco do último filme de Fernando Lopes, Em Câmara Lenta. A série Terapia foi dos seus últimos trabalhos em televisão.

Na altura da entrega do prémio de melhor actor, Carlos Santos recordou que completava então (2013) 50 anos de carreira profissional, “em teatro, rádio, cinema e televisão”, e 65 anos desde que pisara pela primeira vez um palco, no ‘seu’ Liceu Gil Vicente, em Lisboa. Sublinhou então a importância de haver um filme a falar da PIDE, “daqueles torcionários e daquele julgamento horroroso, feito nos anos 1980, em que todos os pides foram ilibados”. “E é este o caminho em que temos vindo a regredir após o 25 de Abril, aliás, após o 25 de Novembro”, afirmou.

Carlos Santos, que trocou o curso de Medicina pela profissão de actor, iria casar-se em Dezembro com a actriz Amélia Videira "com quem vivia maritalmente", acrescenta a agência Hit Management no comunicado. 

O corpo do actor estará em câmara ardente na Basílica da Estrela - Capela dos Claustros, em Lisboa, a partir das 17h desta terça-feira.

O funeral realiza-se na quarta-feira, pelas 16h, para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado.

 

Sugerir correcção
Comentar