"Esquerda", "terrorismo" e "refugiado" entre as dez finalistas para Palavra do Ano

Depois de "corrupção" ter vencido no ano passado, as votações para a Palavra do Ano 2015 abriram esta terça-feira.

Foto
dr

 “Acolhimento”, “bastão de selfie” , “drone”, “esquerda”, festivaleiro”, “plafonamento”, “privatização”, “refugiado”, “superalimento” e “terrorismo” são os dez vocábulos escolhidos para a partir desta terça-feira serem votados para Palavra do Ano, uma iniciativa da Porto Editora.

Esta lista das palavras finalistas para Palavra do Ano será agora votada no site www.palavradoano.pt e até 31 de Dezembro será escolhida uma delas. O anúncio da palavra eleita será feito nos primeiros dias de Janeiro de 2016.

A organização divulgou a lista por ordem alfabética de forma a não valorizar nenhuma das palavras, tendo por base a observação e análise feita ao longo do ano e considerando também as sugestões feitas pelos portugueses no site, nas últimas três semanas.

Nas edições anteriores, as palavras vencedoras foram “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Sobre a palavra “acolhimento”, a Porto Editora refere que “a protecção dada aos sobreviventes, na sequência de guerras, atentados ou catástrofes naturais, e a forma como os diferentes países interpretaram o dever humanitário de concretizar essa protecção deram destaque a esta palavra”.

Em relação a “terrorismo”, a editora sublinha que “o ano ficou tristemente marcado pelo elevado número e indescritível violência dos ataques terroristas que ensombraram o mundo, perpetrados em inúmeros países, nomeadamente em França, na Dinamarca, no Quénia, no Líbano, na Tunísia, na Turquia e no Mali”.

Quanto à palavra “esquerda”, a organização sustenta que “a palavra ressurge no quotidiano dos portugueses a partir do muito discutido e inédito entendimento entre os diferentes partidos de esquerda, com vista à formação de Governo, ante a impossibilidade de outra maioria absoluta em resultado das últimas eleições legislativas”.

A iniciativa Palavra do Ano , em sétima edição, tem como principal objectivo, segundo a Porto Editora, “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam”.

A lista de palavras candidatas resulta “de um trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais”.

Também são escolhidas com base no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo ainda consideração as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.

Sugerir correcção
Comentar