Aberto concurso para instalar Cinemateca no Porto

Foto
A ministra da Cultura considera a abertura de um pólo da Cinemateca Portuguesa "muito importante" para o Porto Enric Vives-Rubio

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte abriu hoje um concurso de cinco milhões de euros que permitirá ao Ministério da Cultura instalar a Cinemateca no Porto.

“O que tem faltado ao Ministério da Cultura são recursos para fazer a reconversão de um jardim e de uma casa [Palacete Vilar d’Allen/Casa das Artes], que se estão a deteriorar, na Cinemateca. Com esta possibilidade de o ministério apresentar candidatura, estão reunidas as condições para a Cinemateca se instalar na cidade”, explicou hoje o presidente da CCDRN.

Carlos Lage falava durante a apresentação da abertura de cinco concursos para apoios financeiros na ordem dos 47 milhões de euros, no âmbito do programa operacional regional ON2 que apresenta uma taxa de compromisso de 62 por cento.

Contactado pela Lusa, o Ministério da Cultura explicou que, com vista à instalação da Casa do Cinema do Porto, se encontra prevista “uma intervenção no edifício da Casa das Artes, que será objecto de candidatura a financiamento comunitário, junto do Programa Operacional Regional Norte”.
Um dos concursos representa uma linha de apoio para investimentos em equipamentos urbanos de referência graças ao qual, “a título de exemplo”, o Ministério da Cultura poderá até 30 de Novembro apresentar uma candidatura para a instalação da Cinemateca na cidade do Porto.

Este eixo permitirá ainda apoiar investimentos na criação, requalificação ou remodelação de equipamentos urbanos de referência da Área Metropolitana do Porto e cidades médias da região Norte, possibilitando ainda uma candidatura para a reabilitação do edifício histórico que acolherá a sede da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

O Conselho de Ministros aprovou a 18 de Março um decreto-lei que previa a criação da Casa do Cinema do Porto, um pólo da Cinemateca Portuguesa, a instalar na Casa das Artes, no seguimento do que a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas já havia revelado em Novembro de 2009. “É muito importante que o Porto tenha um pólo da Cinemateca”, afirmou então Gabriela Canavilhas.

Sugerir correcção
Comentar