A Luz dos Storytailors e os planos de João Melo Costa no início do Portugal Fashion em Lisboa

O 35.º Portugal Fashion está no Teatro Thalia e no Museu de História Natural com Alves/Gonçalves, Hibu e TM Collection em Lisboa e ruma ao Porto na quinta-feira.

Foto
Os Storytailors Tiago Machado

A Luz dos Storytailors conhece esta quarta-feira o seu segundo capítulo com a colecção Voyage Voyage no 35.º Portugal Fashion. Os contadores de histórias vestíveis estarão no Teatro Thalia, em Lisboa, acompanhados pelos planos do jovem criador João Melo Costa e das propostas urbanas e unissexo do colectivo Hibu para o Verão de 2015. Depois serão os veteranos Alves/Gonçalves a tomar conta da noite, já no Museu de História Natural.

Depois de uma colecção – de um primeiro capítulo da história Luz contada agora pela dupla de criadores – marcada pelo uso profuso do burel, material de cunho tradicional que criou capuchinhos vermelhos na passerelle do Portugal Fashion e virou do avesso os moldes da moda para este Outono/Inverno, esta quarta-feira é a vez da figura de Luz partir em busca do seu Alfaiate. Os seus planos, que envolvem propostas no masculino e feminino, não se cruzarão com os de João Melo Costa, que vai mostrar em Portugal o que já desvendou num evento paralelo à semana de moda de Londres: We Have Plans são mulheres cujos vestidos e peças vivem entre o adorno tridimensional e os estampados, mas sobretudo marcados pelos materiais, alguns dos quais criados pelo designer.

Os Hibu não acreditam no vestuário para o menino ou para a menina e posicionam-se num território andrógino e urbano, estilizando-se de forma desportiva e com formas confortáveis. É algo que vão mostrar esta tarde, às 19h, na mesma passerelle que Melo Costa integram ambos a plataforma de novos talentos Bloom, coordenada pelo designer Miguel Flor, uma das principais inovações e atractivos do Portugal Fashion desde a sua criação há quatro anos.

Esta é a quarta vez consecutiva que o evento portuense arranca em Lisboa e fá-lo então em dois locais: a noite continua com o sempre concorrido desfile da dupla Alves/Gonçalves e com a marca TM Collection no Museu de História Natural no Princípe Real, para quinta-feira o calendário passar para o Porto. Dia para mais desfiles do Bloom (no total, são 12 marcas e criadores na plataforma, entre os quais os estreantes Pilar Pastor, Rita Gilman, Filipe Martinho, Catarina Santos, Eduardo Amorim, João Rôla e Pedro Neto) e também de ex-Bloom graduados para a passerelle principal: Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa ou Susana Bettencourt. Sexta-feira cruzam-se os desfiles Bloom, de criadores consagrados (Júlio Torcato, Katty Xiomara ou os sapatos de Luís Onofre) e de marcas da indústria ou segundas linhas de criadores portugueses, como a Meam by Ricardo Preto.

Sábado é um dia de pesos pesados e de novidades: é quando Nuno Baltazar regressa ao evento depois de ter estado ausente da última ModaLisboa e quando Luís Buchinho mostra pela primeira vez em Portugal a colecção que levou a Paris e que também abdicou de desfilar no evento lisboeta. Haverá também sapatos e desfiles também já vistos na ModaLisboa, como o de Carlos Gil ou Miguel Vieira, para tudo terminar com os fatos da Dielmar e Fátima Lopes.  

Além do habitual espaço do Portugal Fashion, a Alfândega do Porto, os desfiles vão também decorrer no Palácio dos Correios, no Conservatório de Música do Porto e no Mosteiro de São Bento da Vitória. No total, são 33 desfiles, dos quais seis são marcas de calçado e nove marcas de vestuário. O Portugal Fashion é organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários e pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e, como informa a organização, tem financiamento através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) no âmbito do Programa Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade. De acordo com a organização, cada edição tem um orçamento de cerca de 700 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar