A lição mais bela

Lá Fora já é um livro sobre o mundo. Ser um original português é uma sorte para nós.

Como se chama quando se pega num livro destinado às crianças e se descobre, em cada página, uma coisa que não se sabia? Chama-se um milagre: um livro científico que estimula quem o lê e vê, tornando um prazer numa aprendizagem.

O livro chama-se Lá Fora e é perfeito. O texto, de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, é claro, leve e interessantíssimo. As ilustrações de Bernardo P. Carvalho são excitantes e rigorosas ao mesmo tempo. O livro está muito bem encadernado, é muito bonito, tem quase 400 páginas e custa 22,14 euros na grande editora que é a Planeta Tangerina.

Lá Fora apresenta-se como um "Guia para descobrir a natureza" e, por uma vez, o subtítulo corresponde exactamente ao conteúdo. A natureza é muito grande mas, não sei como, cabe toda neste livro.

Incita-nos a ir lá para fora olhar para os bichos, para as plantas e para tudo o que nos rodeia. Mas o livro é tão cativante que é difícil deixar de lê-lo. Depois, quando se sai de casa, encontra-se um "lá fora" muito mais rico, enorme e maravilhoso do que aquele que conhecíamos antes.

Tenho a certeza que editoras de outras línguas estarão interessadas em adaptar esta magnífica obra. Nem é preciso mudar muita coisa: Lá Fora já é um livro sobre o mundo. Ser um original português é uma sorte para nós.

No site da editora há um vídeo feito por Vera Moutinho para o FUGAS, em que os ambiciosos autores falam do que quiseram fazer. Conseguiram-no monumentalmente. Parabéns!

Sugerir correcção
Comentar