65 mil pessoas passaram pelo Cais do Fado, em Gaia

Festival de três dias promovido pela Casa da Música em parceria com a Câmara de Gaia contou com Gisela João e Mariza, entre outros.

Foto
Mariza em palco em 2007 Nacho Doce/REUTERS

O festival Cais do Fado reuniu 65 mil pessoas ao longo dos seus três dias, considerando a organização que os objectivos "foram largamente superados" e deixando a porta aberta à realização de uma nova edição no próximo ano.

O festival promovido pela Casa da Música, em parceria com a Câmara de Gaia, trouxe vários nomes do Fado às ruas entre quinta-feira e sábado, com destaque para Gisela João, Mariza e o concerto Fado Sinfónico, que reuniu, Cristina Branco, Camané e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Em declarações à agência Lusa, o director geral da Casa da Música, Paulo Sarmento e Cunha, considerou que o sucesso desta iniciativa é a prova de que as pessoas gostam de fado, que querem ouvi-lo, mas não o têm à mão na zona Norte do país.

Questionado sobre a possibilidade de repetir o evento no próximo ano, o director geral da Casa da Música disse que gostaria de o fazer, explicando, no entanto, que o modelo de financiamento não está encontrado - se os meios estiverem disponíveis haverá Cais do Fado em 2015. Na opinião de Sarmento e Cunha, esta é uma "operação imparável" e que "beneficia toda a gente", desde os públicos, aos artistas, passando pelos agentes económicos locais. "Um evento com este impacto vai de certeza gerar novos públicos para o projecto Casa da Música", disse.

O orçamento da iniciativa rondou os 160 mil euros, valor pago pelos coorganizadores Casa da Música e Câmara de Gaia com apoio do Programa Operacional do Norte (ON.2).

Sugerir correcção
Comentar