4ª edição Prémio Lux de cinema europeu já tem finalistas

Foto
"Academia Platonos", de Filippos Tsitos, um dos filmes finalistas do Prémio Lux 2010 DR

A 4ª edição do prémio Lux do Parlamento Europeu já seleccionou três filmes finalistas: "Academia Platonos", de Filippos Tsitos (Grécia, Alemanha), "Die Fremde", de Feo Aladag (Alemanha) e "Illégal", de Olivier Masset-Depasse (Bélgica/França/Luxemburgo).

A selecção foi feita por um júri internacional, que elegeu os três por considerar que “todos representam um olhar único sobre os europeus – as suas vidas, convicções e dúvidas, a sua busca de identidade”, diz a organização do prémio em comunicado. O vencedor só será revelado a 24 de Novembro, altura em que o filme será legendado “nas 23 línguas oficiais da União Europeia e adaptado para pessoas com limitações visuais ou auditivas. Será ainda feita uma cópia de 35 mm em cada Estado-membro ou apoiada a produção e divulgação em DVD”.

O vencedor da edição passada (2009) foi “Welcome”, de Philippe Lioret [2009]. Também Fatih Akin foi premiado em 2007 com "Do Outro Lado" e no ano seguinte foi a vez dos irmãos Jean Pierre e Luc Dardenne, com "O silêncio de Lorna".

Os filmes serão apresentados no festival de cinema independente Venice Days (de 10 a 11 de Setembro) e de novo no Parlamento Europeu, em Bruxelas (entre 26 de Outubro e 19 Novembro. Nessa altura, eurodeputados ao PE visionarão os filmes seleccionados, para votar no vencedor, a ser anunciado pelo Presidente do PE, Jerzi Buzek, em Estrasburgo.

O Prémio Lux visa apoiar e incentivar o cinema europeu e, em seguida, demonstrar “o compromisso do Parlamento Europeu para com a indústria cinematográfica europeia e para com o seu esforço criativo”.

Sugerir correcção
Comentar