Sintra terá festival literário inspirado na FLIP de Paraty

"A FLIP vai inspirar outros festivais", disse uma vez Liz Calder, presidente da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Brasil. Gonçalo Bulhosa pegou na deixa e criou a Festa Literária Internacional de Sintra (FLIS) que vai acontecer a 11, 12 e 13 de Novembro naquela vila do distrito de Lisboa. O director desta primeira edição é o editor Manuel Alberto Valente e o Centro Cultural Olga Cadaval, o local onde se realiza o evento.

Gonçalo Bulhosa foi à primeira FLIP, em 2004, com Miguel Sousa Tavares, um dos escritores convidados. "Foi uma experiência giríssima. A festa estava ainda no início, tinha um espírito completamente diferente do que tem hoje em dia. Em 2005, eu e o Miguel Sousa Tavares desenvolvemos uma ideia de fazermos em Portugal uma FLIP, em Évora. Mas o projecto não foi para a frente", conta o co-fundador da Oficina do Livro e ex-editor da Palavra. Com a criação da empresa Ilumine-se Ideias Culturais, que tem por objectivo organizar eventos culturais em Sintra, Bulhosa pôde concretizar a ideia e convidou Manuel Valente, que já fazia parte do projecto em 2005.

A primeira FLIS terá cerca de 30 escritores convidados, que debaterão diversos temas (literatura, "prosa marginal", humor, sociologia, escrita jornalística, etc.). Tal como na brasileira FLIP, os debates serão moderados por personalidades convidadas e o público - que paga bilhete para assistir - participa através de perguntas escritas, dirigidas à mesa. No final, os escritores realizam sessões de autógrafos e naquele espaço funcionará a Livraria Oficial da FLIS, cafés literários e uma loja de merchandising. "O espírito é tornar o Centro Cultural Olga Cadaval um espaço aberto, muito dinâmico, com acontecimentos durante os intervalos entre palestras. O espírito de festa é o mesmo da FLIP, mas tudo o resto será diferente, pois Sintra, no Inverno, não é comparável ao calor das ruas de Paraty." João Tordo, Pedro Paixão e Joana Amaral Dias são os primeiros portugueses confirmados. Escritores internacionais estão a ser convidados.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues