Pessoa visto por Almada vai a leilão

Artista fez o retrato quando regressava do funeral do poeta

a Foi no dia da morte de Fernando Pessoa, 30 de Novembro de 1935, que Almada Negreiros fez o retrato do poeta que ilustraria a notícia publicada no Diário de Notícias no dia seguinte. Este desenho feito quando Almada acabava de regressar do funeral de Pessoa, e que seria também publicado um ano depois numa homenagem ao poeta na revista Presença, irá a leilão no próximo dia 20, no Palácio do Correio Velho, em Lisboa. O retrato, a tinta-da-china sobre papel, assinado e datado e com uma dimensão de 49 por 34 centímetros, tem uma base de licitação de 15 mil euros. O desenho de Almada, que é proveniente da colecção Dário Martins, acabaria por "fixar a imagem do poeta na memória popular", com o chapéu, óculos de lentes ovais e o pequeno bigode triangular, sublinhou à Lusa uma fonte da leiloeira.
Anos mais tarde, em 1954, Almada homenageou novamente o amigo que conhecera em 1913 com um quadro que ficaria célebre e que representa Fernando Pessoa sentado a uma mesa de café tendo diante de si dois números da revista Orpheu, em que o poeta e o artista colaboraram, uma chávena de café, uma folha de papel e uma caneta. A obra de 1954 - encomenda para o restaurante Irmãos Unidos de que existe uma versão de 1964, na colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian - é vendida em 1970 num leilão a que Almada terá assistido (morreria nesse mesmo ano no Hospital de São Luís dos Franceses, curiosamente no mesmo quarto em que Pessoa morrera) e o preço que atinge - 1300 contos - deixa o autor espantado.
No mesmo leilão no Palácio do Correio Velho irão também à praça obras de mais de uma dezena de outros artistas portugueses dos séculos XIX e XX, entre os quais Vieira da Silva, Carlos Reis, José Malhoa, Silva Porto, Eduardo Viana e Júlio Pomar. O quadro com uma base de licitação mais elevada, 60 mil euros, é um óleo sobre tela de Carlos Reis intitulado Mendigo. As obras estarão em exposição nos dias 16, 18 e 19 de Maio entre as 15h00 e as 19h00 e entre as 21h00 e as 23h00.

Sugerir correcção