Liberdade, de Vieira da Silva, devolvida ao público em Aveiro

a Depois de ter permanecido em depósito durante mais de uma dezena de anos, Liberdade, a pintura que Maria Helena Vieira da Silva doou ao Estado português por alturas do 10º aniversário do 25 de Abril, vai voltar a estar, em breve, ao alcance do olhar do público. A peça será exposta no Teatro Aveirense, por ocasião das comemorações do Congresso Republicano de 1957, no próximo dia 6 de Outubro. Datada de 1984, a pintura alusiva à revolução dos cravos integra o acervo artístico que a Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura entregou à guarda da Câmara Municipal de Aveiro e da Universidade de Aveiro - em regime de comodato - e tem vindo a ser alvo de trabalhos de restauro. "Estava em muito más condições, mas, juntamente com o centro de conservação e restauro da Câmara de Comércio Italiano, temos conseguido fazer um bom trabalho", nota Maria da Luz Nolasco, directora do Teatro Aveirense (TA).
A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva aplaude esta aposta na recuperação da pintura que foi capa da revista Colóquio Artes - em Junho de 1988, numa edição dedicada a Vieira da Silva - e já disse esperar poder vir a recebê-la, depois da sua apresentação em Aveiro. Marina Bairrão Ruivo, directora-interina da fundação, não tem dúvidas de que se trata de uma peça com um "grande valor simbólico", tanto mais porque, acrescenta, para Vieira da Silva a Revolução de 1974 teve um grande significado. "Uma vez que ela viveu muito mal com a ditadura e o 25 de Abril acabou por simbolizar uma grande esperança", recorda a directora.
Maria da Luz Nolasco chama a atenção da obra, com a dimensão de 130 por 75 cm, que está prestes a ser "devolvida" ao público, usar uma técnica pouco conhecida em Portugal, a têmpera sobre papel Kraft. "Além de nos transmitir um sentido de rejuvenescimento do país, em Liberdade Vieira da Silva usa uma técnica muito pouco usada por artistas portugueses", sublinha a directora do TA, a propósito da obra que irá ser apresentada ao público de 6 a 31 de Outubro.

Sugerir correcção