10.º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

A recém-criada Fundação Ellipse vai expor uma centena de obras da sua colecção de arte contemporânea em Cascais. Open House compreende obras de pintura, fotografia, escultura e vídeo. Destacam-se os nomes de Damián Ortega, Dan Graham ou Tony Cragg, entre outros. A 10.ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa vai exibir, ao todo, 30 longas-metragens, 34 documentários e 50 curtas-metragens. Para o encerramento, no domingo, a organização programou a longa-metragem Electroschock, do espanhol Juan Carlos Claver, a ser exibida no S.Jorge.
LISBOA Cinema Quarteto, Rua das Flores de Lima; S. Jorge, Av. Da Liberdade e Inst. Franco-Português, Av. Luís Bívar. Até 24 Setembro. Bilhetes a 3 euros.
CASCAIS Fundação Elipse - Colecção de Arte Contemporânea. Rua das Fisgas, Pedra Furada. Até 14 Novembro. Tel.: 214691806. Entrada livre.
Em Estreia
As Corridas Loucas de Ricky Bobby De Adam McKay. Com Gary Cole, Jane Lynch, Jake Johnson. EUA. 2006. 108m. Com, Acç. M12. Ricky Bobby é um rapaz que sonha entrar no mundo do automobilismo e que um dia acaba mesmo por se tornar uma estrela das corridas Nascar. Mas Ricky vai aprender que, à semelhança da vida, nas corridas também é preciso ter cuidado com as curvas e os acidentes de percurso. Castello Lopes - Rio Sul Shopping, Castello Lopes-Guia, Castello Lopes-Loureshopping, Cinema City Beloura, Lusomundo Almada Fórum, Lusomundo Colombo, Lusomundo Fórum Montijo, Lusomundo Oeiras Parque, Millenium Alvaláxia, SBC-International Cinemas, UCI Cinemas.
Desconhecido De Meiert Avis. Com Pell James, Steven Strait, Shannyn Sossamon. ALE/EUA. 2005. 97m. Dra, Com. Na cidade de todos os sonhos, Los Angeles, um grupo de jovens, entre os quais uma modelo que quer ser actriz e um músico, aspira conquistar a fama no mundo das artes. Lusomundo Almada Fórum, Lusomundo Colombo.
O Coleccionador de Olhos
De Gregory Dark. Com Glen Jacobs, Christina Vidal, Michael J. Pagan. EUA. 2006. 84m. Ter. Um grupo de jovens delinquentes é enviado para limpar um hotel fechado e abandonado. Mas eles não imaginam que o hotel não está totalmente vazio e que é habitado por um terrível psicopata. Castello Lopes - Rio Sul Shopping, Castello Lopes-Loureshopping, Lusomundo Almada Fórum, Lusomundo Colombo, Millenium Alvaláxia.
World Trade Center
De Oliver Stone. Com Maria Bello, Nicolas Cage, Michael Pena. EUA. 2006. 129m. Dra. M12. Do realizador Oliver Stone, que assinou alguns dos mais negros retratos da América em filmes como Assassinos Natos, Platoon, Nascido a 4 de Julho, chega um filme, não de controvérsia, mas de redenção e emoção sobre a tragédia do 11 de Setembro. World Trade Center é a história verídica da sobrevivência e da operação de salvamento de dois membros da Polícia Portuária - John McLoughlin e Will Jimeno. Academia Almadense, Algarcine - Cinemas de Portimão, Atlântida-Cine, C.C. Millenium, Castello Lopes - Rio Sul Shopping, Castello Lopes-Cascais Villa, Castello Lopes-Guia, Castello Lopes-Jumbo Setúbal, Castello Lopes-Loureshopping, Castello Lopes-Mem Martins, Castello Lopes-Portimão, Castello Lopes-Santarém, Castello Lopes-Torres Novas, Cinema City Beloura, Delta, Feira Nova Barreiro, Feira Nova Barreiro, Fonte Nova, LagoShopping, Londres, Lusomundo Alfas, Lusomundo Almada Fórum, Lusomundo Amoreiras, Lusomundo CascaiShopping, Lusomundo Colombo, Lusomundo Dolce Vita Miraflores, Lusomundo Fórum Montijo, Lusomundo Odivelas Parque, Lusomundo Oeiras Parque, Lusomundo Olivaishopping, Lusomundo Vasco da Gama, Lusomundo Vilamouracine, Millenium Alvaláxia, Monumental, SBC-International Cinemas, Twin Towers, Twin Towers, UCI Cinemas.
Em Cartaz
Miami Vice De Michael Mann. Com Colin Farrell, Jamie Foxx, Li Gong. EUA. 2006. 146m. Dra, Acç, Cri. M12. Os agentes Sonny Crockett e Ricardo Tubbs aceitam mais uma missão como infiltrados. A intensidade deste caso vai levá-los até ao limite, em que a personagem que interpretam como infiltrados e a sua verdadeira identidade se começam a confundir. Isto torna-se especialmente notório para Crockett no seu romance com Isabella, mulher de um traficante de armas e droga, e para Tubbs quando a missão começa a colocar em risco as pessoas que ama. C.C. Millenium, Fitares Shopping, Lusomundo Fórum Montijo, Millenium Alvaláxia, SBC-International Cinemas, UCI Cinemas.
O Paraíso, Agora! De Hany Abu-Assad. Com Kais Nashef, Ali Suliman, Lubna Azabal. FRA/ALE/ISR. 2005. 90m. Dra. M12. As últimas horas de dois jovens palestinianos, recrutados para cometerem um atentado suicida em Telavive. Premiado com o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro, traça um retrato cru da situação palestiniana numa longa-metragem que teve como objectivo ouvir as histórias daqueles que já não as podiam contar. King.
Pular a Cerca De Tim Johnson, Karey Kirkpatrick. Com Bruce Willis (Voz), Nick Nolte (Voz), Avril Lavigne (Voz). EUA. 2006. 83m. Ani, Com. M6. Com a chegada da Primavera, a tartaruga Verne e os seus amigos acordam do seu sono de Inverno e descobrem que foi construída uma cerca enorme no meio do seu habitat natural. É então que aparece RJ, um guaxinim oportunista, que tenta convencê-los que a vida do outro lado da cerca é muito melhor, pois vivem lá "humanos" que só pensam em comer. Cinema City Beloura, Cinema Palmeiras, SBC-International Cinemas.
Sonhar com Xangai
De Wang Xiaoshuai. Com Gao Yuanyuan, Li Bin, Tang Yang. China. 2006. 123m. Dra. Uma história de amor que tem como cenário a China do início dos anos 80. Qing, uma jovem de 19 anos, pertence a uma típica família recolocada na província de Guizhou. O seu pai está ansioso para voltar para Xangai, mas para Qing Hong mudar é complicado, porque está apaixonada. Cinema Palmeiras.
Super-Homem: O Regresso
De Bryan Singer. Com Brandon Routh, Kate Bosworth, Kevin Spacey. EUA/Austrália. 2006. 154m. Acç, Ave. M12. Durante cinco anos, o Super-Homem afasta-se da Terra. Quando volta, para salvar o planeta
do caos, descobre que Lois Lane, a repórter do Daily Planet e o amor da sua vida, mudou e está noiva, e que o seu arqui-inimigo, Lex Luthor, está mais forte que nunca. Millenium Alvaláxia, UCI Cinemas.
Voltar De Pedro Almodóvar. Com Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas. ESP. 2006. 120m. ComDra. M12. Depois de Má Educação, Pedro Almodóvar volta a olhar o universo das mulheres, num filme que marca também o seu regresso e reconciliação com a sua terra natal, as suas raízes e a sua própria mãe. Três gerações de mulheres sobrevivem ao vento quente, ao fogo, à loucura, à superstição e até mesmo à morte, graças à bondade, mentiras e uma vitalidade sem limites. Castello Lopes-Cascais Villa, Castello Lopes-Guia, Fonte Nova, King, Londres, Lusomundo Almada Fórum, Lusomundo Amoreiras, Lusomundo Oeiras Parque, Lusomundo Vasco da Gama, Millenium Alvaláxia, Monumental, SBC-International Cinemas, UCI Cinemas.

Sugerir correcção