Dois romances antigos de José Saramago lançados no Brasil

Esta terça-feira, Pilar del Río estará no Brasil a lançar os dois romances que faltavam para que a obra já publicada do Prémio Nobel da Literatura 1998 esteja também toda disponível no Brasil.

Foto
José Saramago morreu em 2010 Nuno Ferreira Santos

Os romances Levantado do chão e Memorial do convento , de José Saramago, serão lançados na terça-feira no Brasil, concluindo a publicação da obra completa do Nobel da Literatura português naquele país, faltando só a publicação do inédito.

De acordo com a Fundação José Saramago, o lançamento dos dois livros acontecerá na terça-feira em São Paulo, no Brasil, numa sessão que contará com a presidente da fundação, Pilar del Río, com o escritor moçambicano Mia Couto, Prémio Camões 2013, e com a autora brasileira Andréa del Fuego, Prémio José Saramago em 2011.

Os dois títulos têm o selo da Companhia das Letras, “cumprindo assim o sonho do escritor de ver reunida toda a obra na mesma chancela”, que tem publicado a obra de Saramago há mais de dez anos.

O romance Levantado do chão foi publicado em Portugal em 1980 e a história desenrola-se no Alentejo, entre 1900 e 1975, e é considerado um registo político sobre a luta pela sobrevivência.
 

Memorial do convento, publicado dois anos depois, cuja acção recua ao tempo do reinado de D. João V, durante a construção do convento de Mafra.
José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, morreu em 2010 em Espanha aos 87 anos.
 
 

Notícia corrigida com mudança no título às 18h23.

Sugerir correcção
Comentar