Lisboa não foi uma cidade escolhida ao acaso pelos The xx para apresentarem o Night + Day, um festival de um só dia, criado e programado especialmente pela banda britânica. À revista New Musical Express (NME), os músicos explicaram o conceito, e prometeram um dia diferente. “É basicamente um dia com a banda.”
Concertos de artistas convidados, além de um espectáculo da própria banda, nos jardins da Torre de Belém, para concretizar um "sonho". Foi assim que o músico Romy Madley Croft descreveu o que vai acontecer em Lisboa, no próximo dia 5 de Maio. “Um sonho tornado realidade”, disse o guitarrista à NME, não adiantando ainda quaisquer nomes. A preocupação é, no entanto, escolher pessoas de que a banda goste realmente, mais do que apenas reunir grandes nomes. “Não estamos preparados para anunciar, ainda estamos a pensar”, continuou Croft, garantindo que não haverá a preocupação de os convidados terem de seguir a linha musical dos The xx. Até porque, explicou, o mais importante é que o público usufrua de uma experiência completa, que não se resuma apenas à música.
“Queremos ter a certeza de que a comida e a bebida tornam a experiência em algo muito interessante. Queremos fazer alguma coisa diferente dos outros eventos”, acrescentou o músico, explicando que a banda fez já, até, uma lista dos locais onde os seus membros gostam de comer. “Queremos dar um toque pessoal.”
Sobre a escolha das cidades – o festival vai acontecer apenas em três lugares: Londres, Berlim e Lisboa –, Romy Madley Croft explicou que são aquelas que mais dizem aos The xx. “Londres é a nossa casa, Berlim e Lisboa são cidades lindas que adoramos”, disse o guitarrista, acrescentando que quando a banda se juntou para pensar nos seus locais preferidos, estes foram aqueles de que se lembraram primeiro.
Os lugares escolhidos, como os jardins da Torre de Belém, também não são os mais comuns. “Gosto da ideia de levar as pessoas numa viagem algures.”
Lisboa vai ser a primeira cidade a receber o festival Night + Day, a 5 de Maio, que será depois repetido em Berlim, a 18 de Maio, e em Londres, a 23 de Junho.
Os bilhetes para o festival em Lisboa têm o preço de 49 euros, e serão colocados à venda a partir desta sexta-feira.

Comentar