Técnica da pintura a fresco recuperada no Alentejo

A recuperação da secular técnica de pintura a fresco, caída em desuso no século XX, é um dos objectivos do Campo de Conservação e Restauro da Rota do Fresco, pioneiro na Europa e criado este ano em Portel.

O Campo de Conservação e Restauro surge integrado no projecto cultural Rota do Fresco, que consiste num programa de visitas turísticas a uma selecção de exemplares de pintura mural de capelas, ermidas e igrejas de cinco municípios do Alentejo Central.

Francisco Orelha, presidente da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) - que representa Cuba, Alvito, Vidigueira, Viana do Alentejo e Portel - adiantou hoje que o Campo de Conservação e Restauro acaba de leccionar o primeiro curso de técnica de pintura a fresco, no qual participaram seis pessoas.

"O curso terminou domingo, tendo os alunos participado directamente nos trabalhos de conservação e restauro que estão a decorrer na Capela de S. Brás", explicou, acrescentando que novos cursos vão realizar-se em Junho, Julho e Setembro.

Durante uma semana, qualquer pessoa que se inscreva pode ficar a conhecer algo mais sobre a pintura mural, em especial a técnica do fresco, e aprender as metodologias de conservação e restauro actualmente em prática nessa expressão artística.

"A Capela de S. Brás integra um exemplar de pintura mural do século XVII, jamais intervencionado até agora. A necessidade de conservação e restauro desta pintura motivou a selecção deste local, de entre os 17 que integram a Rota do Fresco", alegam os promotores.

Como a pintura dos alçados da capela se encontrava coberta por cal, o trabalho dos técnicos e, de forma condicionada, dos alunos do Campo, foi proceder ao levantamento desse material e desvendar o fresco que se encontrava escondido.

"O financiamento desta intervenção e a rede de parcerias que lhe está subjacente é também inédito em território alentejano, já que um mecenas local - a Herdade do Meio - associou-se ao Projecto Rota do Fresco e tornou-se o seu patrocinador oficial", referem os responsáveis da iniciativa.

Divulgar, preservar e revitalizar o rico património de pinturas murais dos cinco municípios do Alentejo Central são as áreas de actuação da Rota do Fresco, activa desde Junho de 2001 e que, até agora, recebeu cerca de três mil visitantes.

Sugerir correcção
Comentar