"Tabu" nomeado pelos críticos de Londres

Filme de Miguel Gomes foi nomeada para melhor filme estrangeiro.

Tabu continua a destacar-se nos meios internacionais DR

O último trabalho de Miguel Gomes continua a destacar-se entre a crítica internacional. Desta vez foram os críticos de Londres, a organização London Film Critics’ Circle, a nomear Tabu na categoria de melhor filme estrangeiro. Entre os nomeados destacam-se Amor e O Mentor com sete indicações cada um.

Depois de já ter sido escolhido por algumas das mais importantes publicações internacionais como um dos melhores filmes de 2012, Tabu está agora na corrida pelo galardão de melhor filme estrangeiro ao lado de Amor, de Michael Haneke, Holy Motors, de Léos Carax, Era Uma Vez na Anatólia, de Nuri Bilge Ceylan, e De rouille et d'os, de Jacques Audiard.

O filme de Michael Haneke, Palma de Ouro em Cannes e um dos grandes destaques desta época de prémios que antecede os Óscares, foi nomeado ainda nas categorias de melhor filme, melhor realizador e melhor argumento. A dupla de actores que protagoniza o filme, Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, também foi nomeada nas categorias principais de representação (melhor actor e melhor actriz), enquanto Isabelle Huppert concorre na categoria de melhor actriz secundária.

Com o mesmo número de indicações ficou o último de Paul Thomas Anderson, O Mentor. O filme, sobre a relação entre um intelectual carismático, conhecido como “The Master”, que cria uma organização religiosa na década de 1950, e um jovem que se torna o seu ajudante, foi também nomeado nas categorias principais (melhor filme, melhor realizador e melhor argumento).

Joaquin Phoenix, que dá vida ao jovem ajudante, está na corrida ao prémio de melhor actor, com ainda Daniel Day-Lewis (Lincoln), Hugh Jackman (Os Miseráveis) e Mads Mikkelsen (The Hunt).

Philip Seymour Hoffman e Amy Adams, que também entram no filme de Paul Thomas Anderson, foram nomeados nas categorias de melhor actor secundário e melhor actriz secundária, respectivamente.

Logo atrás nas nomeações, surge o último James Bond, Skyfall, indicado em cinco categorias, nas quais se destaca a veterana Judi Dench, duplamente nomeada para melhor actriz secundária e melhor actriz britânica. Daniel Craig, o protagonista do filme, está nomeado como melhor actor britânico e o espanhol Javier Bardem está na corrida ao galardão de melhor actor secundário. Skyfall concorre ainda na categoria de melhor filme britânico.

Nomeados na categoria de melhor filme, além de Amor e O Mentor, estão ainda Argo, A Vida de Pi e Beasts of the Southern Wild. Kathryn Bigelow (00:30 Hora Negra), Nuri Bilge Ceylan (Era Uma Vez na Anatólia) e Ang Lee (A Vida de Pi) são os outros nomeados para a categoria de melhor realizador.

A lista completa dos nomeados pode ser consultada aqui. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia em Londres a 20 de Janeiro.

Os prémios do London Film Critics’ Circle são votados por um júri com mais de 120 membros do círculo, incluindo críticos, jornalistas e profissionais do cinema.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues