Steven Spielberg vai presidir ao Júri do Festival de Cannes

A Croisette está nas memórias do realizador que se diz honrado por, entre 15 e 26 de Maio, presidir ao júri

Foto
Spielberg sucede a Nanni Moretti

Steven Spielberg, realizador norte-americano, presidirá ao júri da 66ªedição do Festival de Cannes, entre 15 e 26 de Maio, anunciou a organização em comunicado. Sucede a Nanni Moretti. “É uma honra e um privilégio presidir o júri de um festival que prova repetidamente que o cinema é uma linguagem do mundo”, diz Spielberg, citado no mesmo comunicado.

Alguns marcos da sua carreira estão ligados a Cannes. O seu primeiro filme, Sugarland Express, foi seleccionado para o Festival em 1974 e conquistou o prémio do argumento. Em 1982, apresentou E.T. - O Extraterrestre no encerramento da edição desse ano - foi o último filme a ser exibido no ecrã do antigo Palais Croisette. Gilles Jacob, Presidente do Festival, resume: “Como dizem do outro lado do Atlântico, Steven Spielberg é uma presença habitual em Cannes”. A sua memória mais calorosa vai, precisamente, para o ano de  E.T.  "Desde aí, pedi várias vezes a Steven que presidisse ao júri, mas a resposta era sempre que estava em rodagem."

Cannes está também nas memórias de Spielberg. "A minha primeira lembrança data de há 31 anos e foi um dos momentos mais fortes da minha carreira. Durante mais de seis décadas, Cannes serviu de plataforma para filmes extraordinários serem descobertos e apresentados ao mundo pela primeira vez".

Thierry Frémaux, Delegado Geral do Festival, conta que há dois anos Spielberg deu um "acordo de princípio" para integrar o júri. "Encontrei-me com ele nas últimas semanas, senti que a tarefa o entusiasmava."

Spielberg sucede, na presidência, a Nanni Moretti, que o ano passado entregou a Palma de Ouro, e o restante palmarés, a Amor, de Michael Haneke

 

 

Sugerir correcção
Comentar