Spotify chega aos três milhões de músicas na primeira semana

Rihanna e Calvin Harris são os mais pesquisados na primeira semana de lançamento do serviço Spotify em Portugal.

Foto
Rihanna é uma das artistas mais pesquisadas pelos portugueses na primeira semana

Os portugueses aderiram de “forma positiva”, na primeira semana de lançamento do Spotify, o serviço que disponibiliza música para escuta legal na internet, considerou Yann Thébault, o porta-voz do projecto a nível sul-europeu, embora não tenha sido especificado quantos utilizadores portugueses já pagam pelo serviço.

No total os portugueses ouviram cerca de três milhões de músicas na primeira semana de existência do serviço. Os artistas mais ouvidos foram a cantora Rihanna e o DJ e produtor escocês Calvin Harris, os dois com espectáculos agendados para Portugal – Rihanna a 28 de Maio em Lisboa, e Harris em Agosto no festival Sudoeste.

Os portugueses seguem as tendências dos países onde o serviço está disponível. “Esses são também dois dos nomes mais ouvidos a nível internacional”, o mesmo sucedendo com outros dois dos artistas mais pesquisados – Will.i.am e Swedish House Mafia. 

Pelos dados estatísticos, é possível perceber que os artistas mais pesquisados pelas mulheres foram Rihanna, Bruno Mars e The Lumineers, enquanto os homens procuraram mais Calvin Harris, Rihanna e os Muse.

Na lista dos 25 artistas mais pesquisados encontramos naturalmente nomes de sucesso global como os U2, David Guetta, Coldplay, The Black Keys ou Beyoncé. Dessa lista de 25 não consta para já nenhum músico português, o que leva os responsáveis do Spotify a analisar que uma das próximas metas do serviço é precisamente “potenciar a presença dos músicos portugueses no serviço”, firmando mais acordos com editoras e disponibilizando mais música de autores portugueses. 

Uma estratégia que os responsáveis pelo serviço, acreditam, pode contribuir para uma maior visibilidade internacional da música feita em Portugal, nomeadamente através das redes sociais, onde é possível visualizar a selecção musical que pessoas de todo o mundo produzem, podendo daí resultar a partilha de músicas entre utilizadores de diferentes países.

A entrada do Spotify em Portugal foi feita a preços mais reduzidos comparativamente aos outros países europeus, uma estratégia que, segundo a marca, teve em conta a situação económica do país. O serviço Free e Unlimited (sem publicidade) custa 6,99 euros por mês.

Também é possível aceder ao serviço gratuitamente mas, nessa situação, com visualização de publicidade. Tanto as editoras como os artistas associados recebem direitos de autor. O Spotify conta com milhões de utilizadores em todo o mundo e é encarado pela indústria da música como uma das formas de tentar contrariar os descarregamentos ilegais, disponibilizando aos utilizadores as músicas em modo de streaming. O serviço foi fundado em 2008 na Suécia, e permite a escuta, de forma legal e fácil, de mais de vinte milhões de músicas através da internet.
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar