Soutinho, Byrne, Alves Pereira, Varela Gomes e Forte de Sacavém distinguidos no Dia Mundial da Arquitectura

Dia 8 de Outubro, a Ordem assinala a data em Lisboa. Mas há todo um mês de programação para acompanhar, com colóquios, debates e lançamentos de livros.

Foto
No Forte de Sacavém moram registos da arquitectura e urbanismo portugueses que remontam ao século XIX JOSÉ SARMENTO MATOS

Este é o ano da arquitectura, diz a Secretaria de Estado da Cultura, e é o mês da arquitectura, como celebra da Ordem dos Arquitectos (OA), mas a festa concentra-se sobretudo na próxima terça-feira, Dia Mundial da Arquitectura. Nesse dia, a OA vai distinguir os arquitectos Alcino Soutinho, Gonçalo Byrne e Michel Toussaint Alves Pereira, além do historiador de arte e arquitectura Paulo Varela Gomes.

Segundo disse fonte da Ordem à Lusa, serão também distinguidos o Forte de Sacavém/Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (SIPA), em Lisboa, e o fotógrafo Luís Ferreira Alves, que passará a ser sócio honorário.

O Forte de Sacavém – SIPA é o maior e mais importante arquivo de património arquitectónico e urbanístico português e encontra-se num processo de potencial reorganização com vista à transferência da sua tutela do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (na alçada do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território) para a da Direcção-Geral do Património Cultural (Cultura).

No Dia Mundial da Arquitectura, e sempre na sede da Ordem, em Lisboa, será ainda inaugurada a exposição Crónicas de Arquitectura, em que se mostram as pranchas que Pedro Burgos foi desenhando para o Jornal dos Arquitectos entre 2009 e 2012 e será lançada a segunda edição de A Tua Casa.

O mês envolve várias iniciativas em torno da profissão, das quais se destacam uma conferência, já no dia 7 no salão nobre da Câmara de Matosinhos, de Sidh Mendiratta, o vencedor da 8.ª edição do Prémio Távora, mas também, este fim-de-semana, as visitas guiadas Lisbon Open House a vários locais de Lisboa, integradas na Trienal de Arquitectura.

A 10 de Outubro comemoram-se os 150 anos das associações profissionais dos arquitectos, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, e no dia 15 é lançada a campanha Trabalhar com Arquitectos, uma iniciativa que visa sensibilizar a opinião pública para a profissão e a sua importância nas cidades.

Dois dias depois, a Ordem lança o livro Arquitectura Hoje, um conjunto de reflexões sobre a profissão, e o Passos Manuel, no Porto recebe também no dia 17 o debate Actos (Im)próprios – Saídas Criativas em Arquitectura. A relação da arquitectura com a música ou com o teatro, debates sobre Construir no Construído (Barbas Lopes e Aurora Arquitectos) e o seminário internacional A Cidade Resgatada, Reabilitar a Cidade (Re)desenhando-a são outros pontos da programação deste mês.
 
 

Sugerir correcção
Comentar