Secção de música do DocLisboa começa com filme sobre Ney Matogrosso

O documentário de Joel Pizzini mostra como o carácter libertário e político do cantor brasileiro sempre influenciou o seu reportório.

Foto

A secção Heart Beat do festival DocLisboa, dedicada a documentários sobre música e artes performativas, vai abrir, a 25 de Outubro, no cinema São Jorge, com Olho Nu de Joel Pizzini.

O filme parte de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo cantor brasileiro Ney Matogrosso. Ao todo, foram mais de 300 horas de material cedidas pelo artista e três anos de pesquisa do realizador brasileiro para chegar ao trabalho final. No fim de contas, segundo a organização do festival, trata-se de um retrato da vida e obra do cantor, das suas motivações artísticas, mas também do seu carácter libertário e político que sempre influenciou o seu reportório.

O programa Heart Beat regressará também ao espaço do Lux Frágil, depois de em 2012 aí ter sido apresentado Shut up and play the Hits: o Fim dos LCD Soundsystem. Desta vez, a 31 de Outubro, às 23h, será mostrado The Stone Roses: Made of Stones, realizado por Shane Meadows, sobre aquele grupo pop inglês que marcou os anos 1990. O filme revela materiais exclusivos da banda e o testemunho de pessoas cujas vidas foram inspiradas pela sua actividade.

Outros destaques da secção são: Mistaken for Strangers, realizado por Tom Berninger, irmão do líder e vocalista dos The National, Matt Berninger, e Pussy Riot – A Punk Prayer, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin, um documentário sobre o julgamento dos membros da banda punk rock feminista russa.

Com o contexto de Angola em fundo existem dois filmes: I Love Kuduro e Death Metal Angola. O primeiro, realizado por Mário Patrocínio, retrata a nova cultura urbana em torno do kuduro, com epicentro em Luanda. O segundo, da autoria do realizador americano Jeremy Xido, mostra-nos como Angola se tornou no centro do metal africano.

Em homenagem ao reconhecido cineasta norte-americano Les Blank, falecido em Abril do presente ano, será programada uma sessão que inclui Dizzy GillespieThe Blues Accordin’ to Lightin’ Hopkins e Chulas Fronteras.

 

 

 

 

No total, a secção Heart Beat reúne 17 filmes que, ao longo do festival, serão apresentados nas salas da Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema City Alvalade.
 
 

 

 

 

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar