SEC nomeia novos subdiretores para institutos dos museus e património

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, nomeou três subdirectores, uma para o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), e dois para o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).

De acordo com o edital de hoje do Diário da República, Ana Catarina Bravo de Sousa foi nomeada subdirectora IGESPAR, substituindo Luís Coelho neste cargo.

Luís Coelho tinha sido nomeado em Setembro director do IGESPAR, tendo ficado vago o lugar de subdirector.

Ana Catarina Bravo de Sousa, 40 anos, tem formação em História e Arqueologia e é actualmente docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Para o IMC, o secretário de Estado nomeou, também para os cargos de subdirectores, Manuel Correia Baptista e Henrique Parente.

No IMC, dirigido por João Brigola, aqueles responsáveis substituem Filipe Serra, que apresentou demissão em Setembro, e de Graça Filipe, que saiu do IMC em Março, alegando motivos pessoais.

Manuel Correia Baptista, 57 anos, licenciado em Contabilidade e Administração Pública, integrava a direcção de serviços de gestão da secretaria-geral do extinto Ministério da Cultura.

Já Henrique Parente, 55 anos, formado em Economia, foi adjunto do antigo Secretario de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e integrou o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).

Estas três nomeações são feitas para “garantir o normal funcionamento” tanto do IGESPAR como do IMC, referem os despachos assinados a 26 de Setembro por Francisco José Viegas.

As nomeações acontecem numa altura em que a tutela anunciou que o IMC e o IGESPAR serão fundidos num novo organismo - a Direcção-geral do Património Cultural - que incluirá também a Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo.

Com a reorganização dos institutos e organismos tutelados, a secretaria de Estado da Cultura prossegue um dos seus objectivos, que é reduzir o número de cargos dirigentes e poupar 2,6 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar