O filme de João Canijo Sangue do Meu Sangue não está entre os nove candidatos a nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, segundo a lista divulgada, esta sexta-feira, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Protagonizado por Rita Blanco, Cleia de Almeida, Anabela Moreira e Rafael Morais, tinha sido o escolhido para representar Portugal nos prémios mais cobiçados do mundo do cinema, os Óscares, que serão atribuídos a 24 de Fevereiro de 2013. A Academia Portuguesa de Cinema, através de um júri composto pelo produtor Paulo Trancoso, pelos actores Virgílio Castelo e Susana Borges, pelos realizadores José Carlos Oliveira e Luis Galvão Teles, e pelo crítico Lauro António, propusera o filme.
Dos nove títulos agora divulgados pela Academia, só cinco chegarão à nomeação – lista final anunciada a 10 de Janeiro. Destaca-se o austríaco Amor, de Michael Haneke, Palma de Ouro de Cannes, que nas últimas semanas tem sido apontado como forte candidato, tendo já liderado várias listas dos melhores filme do ano. São também nomeados War Witch, de Kim Nguyen (Canadá); No, de Pablo Larraín (Chile); A Royal Affair, de Nikolaj Arcel (Dinamarca); Amigos Improváveis, de Olivier Nakache e Eric Toledano (França); The Deep, de Baltasar Kormákur (Islândia); Kon-Tiki, de Joachim Rønning e Espen Sandberg (Noruega); Beyond the Hills, de Cristian Mungiu (Roménia); e Sister, de Ursula Meier (Suíça).
Para serem candidatos aos Óscares, os filmes teriam de ter estreado entre Outubro de 2011 e Setembro de 2012. Sangue do Meu Sangue chegou aos cinemas em Outubro do ano passado e foi o filme de ficção nacional mais visto desse ano.

Comentar