Salomé Lamas e João Viana, mais dois portugueses em Berlim

Festival decorre de 7 a 17 de Fevereiro.

Foto
Salomé Lamas, em Berlim, com Terra de Ninguém Daniel Rocha

Somam-se mais duas presenças portuguesas no Festival de Berlim. Depois de ter sido anunciada a presença, na competição oficial de curtas, de Tabatô, de João Viana, e, na secção infanto-juvenil Generation, da média-metragem de Pedro Pinho Um Fim do Mundo, Viana faz a “dobradinha” projectando a sua longa A Batalha de Tabatô e Salomé Lamas apresenta Terra de Ninguém na secção paralela Forum.

Terra de Ninguém, que regista o testemunho de um mercenário português sobre a sua vida desde a Guerra Colonial até à sua participação em atentados espanhóis contra a ETA, venceu o concurso nacional do DocLisboa 2012. Salomé Lamas, que vem das artes plásticas e multimédia, havia já vencido no Verão a competição documental de Vila do Conde com A Comunidade.

Quanto a A Batalha de Tabatô, trata-se da primeira longa de João Viana, com larga carreira de assistente de realização (tendo, por exemplo, colaborado com o falecido Paulo Rocha) e algumas curtas em carteira (das quais a primeira, A Piscina, deu a volta ao mundo). A Batalha de Tabatô funciona em díptico com a curta apresentada na competição oficial, centradas na aldeia guineense de Tabatô e na sua relação com o quotidiano político que a rodeia.

Criada em 1971, a Forum é a mais experimental das secções paralelas da Berlinale, trabalhando na área do cinema de autor, de vanguarda e multidisciplinar, funcionando quase como um minifestival no interior do certame principal, e foi homenageada pelo IndieLisboa em 2011. O Festival de Berlim decorre este ano entre 7 e 17 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar