Revelados os artistas que vão homenagear Variações no Rock in Rio

O músico, barbeiro, artista e revolucionário marcou Portugal e vai ser recordado num "momento de grande emoção".

Foto
DR

Foi uma conferência de imprensa animada aquela que serviu para revelar nesta terça-feira os artistas que vão subir dia 31 de Maio ao Palco Mundo do Rock In Rio Lisboa para homenagear a música e o legado de António Variações. A ideia deste tributo partiu de Nuno Galopim, responsável pela curadoria do espectáculo.

Assim que Zé Ricardo, director artístico do Rock in Rio, apresentou os artistas que integram o tributo — “o team que vai estar no palco Mundo e que está a mexer muito connosco”, disse —, logo se percebeu que em palco estarão artistas plurais e tão diferentes em géneros e idades. São eles Linda Martini, Deolinda, Gisela João (que cantou duas músicas, visivelmente emocionada e, nas suas palavras, “nervosa”) e Rui Pregal da Cunha — músico que marcou a década de 1980 nos Heróis do Mar e que conheceu António Variações, um ser “incrivelmente humano”.

“Vai ser um momento de grande emoção”, disse Roberta Medina, vice-presidente executiva do festival e que só ficou a conhecer a música de Variações depois de ter chegado a Portugal. Era um “delírio em festas”.

Além da transversalidade, o que a apaixona no músico é a sua “história de vida, de liberdade e a grande ousadia. Não se vincular é algo muito legal”.

 “Não há um único artista ou não artista que não diga ‘yes’!” ao receber um convite e uma oportunidade destas, diria depois ao PÚBLICO Rui Pregal da Cunha.

“Dissemos: ‘Temos mesmo que fazer isto’”, confirmou Ana Bacalhau, dos Deolinda, quando questionada sobre a reacção da banda ao ser convidada para o projecto. A vocalista e o contrabaixista José Pedro Leitão sentem o peso da “responsabilidade de homenagear este mestre da música” e não querem perder no espectáculo nem a essência de António Variações nem a dos Deolinda.

Jaime Ribeiro, irmão de António Variações, que está todos os dias “a descobrir coisas do António”, espera "uma grande adesão do público”. A família do músico que morreu em 1984 não vai faltar e vê esta homenagem com uma “alegria imensa e muito orgulho”, diz Luizz Ribeiro, outro dos irmãos de cantor.

“Este concerto representa muito. Trinta anos depois [da sua morte] ainda se falar na dimensão do António, o rapaz que veio de Braga, o barbeiro, o artista...”.

Luizz Ribeiro contou ainda que os tributos a Variações não vão ficar por aqui, uma vez que a família pretende internacionalizar as músicas do cantor e adaptá-las para inglês, espanhol e brasileiro. Já há, aliás, um projecto dos Jigsaw, uma banda de Coimbra que traduziu para inglês os temas Estou além e Canção de engate, com lançamento previsto para breve.

No ano em que o cantor celebraria o seu 70.º aniversário esta é, segundo Roberta Medina, também uma prenda para o público pelos dez anos do Rock in Rio. E “um desafio novo": "Trazer experiências maravilhosas de encontros únicos, só existentes ali [no Palco Mundo] ”.

Sugerir correcção
Comentar