Realizador João Viana diz que já tem contratos de exibição depois de prémio em Berlim

O realizador João Viana, que ganhou no sábado uma menção honrosa no festival de cinema de Berlim com A Batalha de Tabatô, afirmou este domingo que esta distinção “abriu portas à exibição do filme em vários países”.

Foto
João Viana, 46 anos, passou em Berlim a sua primeira longa-metragem DR

O filme do realizador português de 46 anos ganhou uma menção especial na categoria de Melhor Primeiro Filme (A Batalha de Tabatô é a sua primeira longa-metragem).

Em declarações à Lusa, João Viana mostrou-se satisfeito pela distinção e referiu que “à parte do reconhecimento pelo meu trabalho, a parte monetária desta menção também é muito importante para pagar dívidas relativas à rodagem do filme”.

Por outro lado, o cineasta salientou que “a menção de honra é uma importante forma de dar visibilidade ao filme e abrir portas à exibição em vários países”.

“Já assinei alguns contratos para a exibição do filme em países como a Bélgica, França e Alemanha”, disse.
Na altura do anúncio da menção de Honra, o júri do festival reconheceu o grande trabalho feito por João Viana em torno de uma aldeia Mandinga, na Guiné-Bissau.

“É um grande filme de João Viana sobre a Guiné-Bissau, pelo qual estamos muito gratos”, afirmou um dos jurados na altura do reconhecimento de A Batalha de Tabatô.


O realizador João Viana contou com uma presença em duplicado na mostra de cinema de Berlim, com Tabatô, curta-metragem que estava na corrida pelo Urso de Ouro, e a longa-metragem A batalha de Tabatô, que integrou a secção Forum.

Numa entrevista à Lusa, durante o lançamento dos seus filmes em Berlim, João Viana disse que “este é o primeiro festival do ano o que tem um grande impacto ao longo de 2013” e que abre a “possibilidade dos filmes poderem dar dez voltas ao mundo e serem comprados em diversos países”.

O festival termina hoje com a repetição dos filmes que estiveram a concurso.

Sugerir correcção
Comentar