Quem não tem Al Pacino caça com James Franco

Interior. Leather Bar. é um ensaio lúdico sobre o olhar e a sexualidade aberto a todas as leituras que se quiserem fazer

Foto
DR

Em 1980, A Caça, de William Friedkin, com Al Pacino no papel de um detective que procura um criminoso pelo meio da cena gay hardcore nova-iorquina, criou polémica. Trinta anos depois, James Franco e Travis Mathews usam essa polémica – e os 40 minutos de imagens cortadas que nunca foram mostradas – para Interior. Leather Bar., um peculiar ensaio meta-referencial que manipula aberta e lealmente o espectador. Está tudo, como se costuma dizer, na cabeça de quem vê. E na cabeça de quem vê estão muitas coisas diferentes.

O que está nas cenas cortadas de A Caça não interessa tanto a Franco e Mathews como aquilo que as pessoas pensam que está. Daí que o seu projecto de reconstituir essas cenas, num pequeno estúdio de Los Angeles com uma mão-cheia de actores, jogue inteiramente com ideias feitas, com preconceitos, com camadas de ficção e realidade.

O nexo de Interior. Leather Bar. reside precisamente no confronto entre visões do mundo: Val Lauren, o actor que Franco e Mathews contratam para “fazer” da personagem de Al Pacino, é heterossexual e sente-se profundamente desconfortável com a possibilidade de assistir a sexo homossexual fetichista. O seu desconforto – emulando o desconforto da personagem de Pacino em A Caça –, sobretudo quando contrastado com o à-vontade daqueles que o rodeiam nesta situação invulgar, é a chave do filme.

Mas rapidamente percebemos que as dúvidas de Val, expressas em conversas telefónicas com a namorada ou com outros actores, podem não ser tão espontâneas como parecem; o momento de sexo mais “duro” do filme, percebemo-lo mais tarde, é tudo menos “duro”. O filme instala-se desde logo numa dimensão equívoca: é ou não é um documentário? Ou está tudo programado ao milímetro para levantar a dúvida? Val está a ser ele próprio ou apenas a representar uma personagem chamada "Val Lauren"? E o sexo é apenas mera objectificação ou pode servir para contar uma história?

A certeza é que Interior. Leather Bar. é manipulador, assumida e lealmente manipulador. Mathews, o cineasta gay, e Franco, o actor de Hollywood que adora lançar pauzinhos para as engrenagens e explorar outras direcções, querem pôr o espectador a questionar porque é que a violência é aceitável no ecrã mas o sexo não é, porque é que a ideia de sexo explícito em filme continua a perturbar tanta gente, porque é que olhar de frente para estas questões nos cria tantas dúvidas. Não dá respostas, nem sequer tenta fazê-lo; prefere antes levantar as perguntas e deixar o bichinho a roer cá dentro, de modo lúdico e desempoeirado. São boas perguntas, ainda por cima, e feitas de modo inteligente.

 
 

Sugerir correcção
Comentar