Quadro de Leonardo da Vinci encontrado num banco suíço

O jornal Corrierre Della Sera assegura que foi descoberto um novo quadro do pintor.

Foto
Um turista fotografa Mona Lisa, a obra mais famosa de Da Vinci DOMINIQUE FAGET/AFP

O suplemento semanal Sette, que integra a edição de sexta-feira do diário italiano Corriere della Sera, assegura que foi descoberto um quadro do conhecido pintor da Renascença italiana Leonardo da Vinci.

A obra autenticada, um retrato de Isabelle d'Este (uma das líderes femininas da Renascença italiana e figura cultural e política de destaque) que se pensava perdido, poderá ter 500 anos e foi encontrado numa caixa forte de um banco suíço.

O jornal refere que o quadro é propriedade de uma italiana que vive perto da Suíça e que terá uma colecção de cerca de 400 pinturas, adquiridas pelos seus antepassados.

Pintado a óleo sobre tela, o quadro tem 61 por 46,5 centímetros e trata-se do perfil de Isabelle d'Este, marquesa de Mântua. Segundo o jornal, o quadro é "uma fiel transposição de um célebre esboço preparatório exposto no Museu do Louvre", em Paris, e que era, até ao presente, a única prova da existência deste quadro.

Um especialista em Leonardo da Vinci, o professor Carlo Pedretti, afirmou ao jornal que reconhece na obra "o estilo excepcional de Leonardo".

Oficialmente, apenas pouco mais de 15 obras são atribuídas a Leonardo da Vinci (1452-1519), entre elas a célebre Mona Lisa.

 

Notícia corrigida : mudança para marquesa de Mântua, em português e não em francês como se tinha escrito.

Sugerir correcção
Comentar