Portugal Fashion, do Príncipe Real lisboeta para a Alfândega do Porto em 28 desfiles

34.ª edição arranca esta quarta-feira em Lisboa e prolonga-se até sábado no Porto.

Foto
Um desfile de Fátima Lopes no Portugal Fashion NICOLAS ASFOURI/afp

De um palacete no Príncipe Real lisboeta para o majestoso edifício da Alfândega do Porto, a 34.ª edição do Portugal Fashion começa esta quarta-feira na capital com desfiles das duplas Storytailors e Alves/Gonçalves, para depois rumar ao Porto para uma maratona de três dias de desfiles de moda de autor, de marcas ligadas à indústria e de novos valores e finalistas universitários.

O tema é Organic e 28 desfiles apresentarão as propostas de 22 criadores e 17 marcas para o próximo Outono/Inverno – mas o Portugal Fashion não é só passerelle, contando também com a segunda edição do seu show-room dedicado a contactos e vendas Brand Up. Alguns dos nomes do Brand Up cruzam-se com os da passerelle principal, como é o caso de Anabela Baldaque, Katty Xiomara ou Luís Buchinho (tal como Ricardo Preto e Miguel Vieira, Buchinho marca presença nos dois principais eventos de moda do país), mas também da jovem designer Susana Bettencourt, que se estreou na plataforma de novos talentos Bloom e que se graduou já para a principal plataforma de desfiles.  

“Estamos a conseguir consolidar esta nova vaga de criadores”, disse, citado pela Lusa, o director do Portugal Fashion, Manuel Teixeira. O responsável refere-se não só ao sucesso dos nomes lançados na plataforma coordenada pelo designer Miguel Flor, como é o caso de João Melo Costa, Hugo Costa, Daniela Barros ou Estelita Mendonça, mas antecipando também o concurso que este sábado elegerá um entre nove finalistas do concurso Bloom Portugal Fashion para receber  “apoio financeiro e estratégico” para se lançarem no sector.

O evento arranca então com os Storytailors no edifício ocupado pelo espaço multimarcas Embaixada, para depois dar lugar à Academia das Ciências de Lisboa para o Bloom com a marca Hibu e João Melo Costa, terminando a noite em Lisboa na Academia, desta feita com a dupla formada por Manuel Alves e José Manuel Gonçalves. O Portugal Fashion, organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários, volta depois à Alfândega com Buchinho, Baldaque, Xiomara Júlio Torcato ou TM Collection, e Fátima Lopes a encerrar a noite de sexta-feira. Com os desfiles do Bloom a pontuar todos os dias de desfiles, sábado arranca com as propostas do espaço Industry para depois mostrar os sapatos de Luís Onofre e, entre outros desfiles, encerrar com Miguel Vieira. 

Sugerir correcção
Comentar