Portugal e Irão assinam acordos na área da Cultura

Ministro da Cultura iraniano estará esta semana em Portugal para uma série de iniciativas culturais.

Foto
"Gold and Copper", de Homayoun Asadian, é o primeiro filme a ser exibido esta semana DR

Portugal e Irão vão assinar acordos de cooperação na área da cultura, no âmbito de uma semana cultural promovida pela embaixada e que contará com o ministro iraniano da tutela, que realiza a sua primeira visita à Europa.

A embaixada do Irão em Portugal promove, a partir da próxima terça-feira e até domingo, uma mostra de cinema, música e arte, em Lisboa, disse à Lusa o embaixador iraniano em Lisboa, Hossein Gharibi, que destacou o significado da presença do ministro iraniano da Cultura, Ali Janati.

"Portugal e o Irão têm um desejo de se aproximar mais, especialmente na área cultural. Os dois países têm histórias marcantes e muito antigas, mas também uma história comum", afirmou o embaixador, que recordou que as relações entre as duas nações datam de há 500 anos.

Nos dias de hoje, continuou o diplomata iraniano, "as questões culturais têm mais importância que antigamente".

"A cultura não precisa de tradução. É como a linguagem corporal, toda a gente pode sentir e compreender, mesmo sem saber a língua daquele país. Agora, as pessoas precisam de se entender umas às outras e a cultura pode ser uma boa janela para abrir uma boa e real percepção do que as pessoas querem, quais são os seus objectivos e qual é o seu passado", sustentou.

Gharibi sublinhou que "este nível de troca de delegações pode abrir caminho para visitas de outros ministros dos dois países, nomeadamente dos responsáveis dos Negócios Estrangeiros", e adiantou que esta é uma possibilidade que está "em cima da mesa".

A semana cultural integra a exibição de filmes na Fundação Calouste Gulbenkian: Gold and Copper, realizado por Homayoun Asadian, que estará presente na sessão (terça-feira); The Corridor, de Behrouz Shoeibi (quarta-feira) e Don't be tired, cujo realizador, Mohsen Gharaei, participará igualmente na mostra (quinta-feira).

Na quarta-feira, os governos iraniano e português assinarão protocolos de cooperação nas áreas de cultura e arquivo, na cerimónia de inauguração de uma exposição dedicada ao arquivo iraniano, na Torre do Tombo. Na ocasião, haverá um espectáculo de música tradicional, pelo Delnavazi Group, que volta a actuar na sexta-feira, no Centro Ismaili, e no domingo no Museu do Oriente.

O ministro iraniano participa ainda, na quinta-feira, numa sessão na Gulbenkian com estudantes universitários e investigadores.

Ali Janati deverá ainda reunir-se com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Sugerir correcção
Comentar