Poirot vai voltar e é Sophie Hannah que vai escrever o romance policial

Tal como já aconteceu com James Bond e Sherlock Holmes também Hercule Poirot vai voltar. Sophie Hannah foi escolhida para escrever um novo romance com personagem criada em 1920 por Agatha Christie.

Foto
Sophie Hannah AFP PHOTO / ACORN PRODUCTIONS

A escritora britânica Sophie Hannah vai escrever uma nova aventura do detective belga Hercule Poirot, personagem criada por Agatha Christie (1890-1976). O anúncio foi feito esta quarta-feira pela editora HarperCollins e pela empresa que negoceia os direitos de Agatha Christie, a Acorn Productions Limited. A ideia não é inédita, outros escritores já fizeram o mesmo com James Bond e Sherlock Holmes.

O romance de Sophie Hannah vai ser lançado mundialmente em Setembro de 2014, 38 anos depois da publicação do último romance de Agatha Christie, Crime Adormecido, que foi publicado no Reino Unido em 1976, e 39 anos depois do último Poirot, Cai o Pano (O Último Caso de Poirot). Esta é a primeira de várias iniciativas que a Acorn planeia para que as criações de Agatha Christie cheguem a novas audiências.

“Agatha Christie foi – e continua a ser – a escritora que mais vende mundialmente. As histórias que escreveu e as personagens que criou passaram o teste do tempo e fizeram sucesso no cinema, na televisão, no palco e online”, explica o editor da HarperCollins, David Brawn, num comunicado enviado à imprensa a que o PÚBLICO teve acesso. “Mas com a aproximação da data em que Agatha Christie faria 125 anos, estou radiante [por vos dizer] que Hercule Poirot volta a viver outra vez nas páginas de um livro, que vai levar os leitores de regresso até onde tudo começou”. Embora pouco se saiba do que vai ser esse livro, sabe-se que a história se passará em 1920. A personagem apareceu pela primeira vez na obra de Christie, no livro O Misterioso Caso de Styles / A Primeira Investigação de Poirot, publicado no Reino Unido em 1920.

Sophie Hannah andava já há uns anos às voltas com uma história policial mas que não conseguia que ela funcionasse num romance contemporâneo, mas achava que poderia funcionar num registo de um romance de Agatha Christie. Por isso enviou à HarperCollins, a ideia e 100 páginas do que já tinha escrito com a sua proposta. Isso aconteceu precisamente na semana em que os herdeiros de Christie discutiam a hipótese de continuarem a sua obra.

O neto de Agatha Christie, Mathew Prichard, explica nesse mesmo comunicado, que foi por um feliz acaso que Sophie Hannah foi escolhida para escrever o livro. “O que aconteceu é que o agente dela contactou a HarperCollins na mesma semana em que estávamos a iniciar a discussão sobre a possibilidade de um novo livro Agatha Christie. A ideia que ela tinha para o enredo [de um livro com Poirot] era tão arrebatadora e a paixão que ela tem pela obra da minha avó é tão forte, que achámos que era a altura certa para que um novo Agatha Christie fosse escrito.”

A escritora de 41 anos, é natural de Manchester, vive em Cambridge, começou por publicar poesia e a sua colectânea de poemas First of The Last Chances foi escolhida, em Junho de 2004, pela Poetry Book Society como uma das obras de referência da nova geração de poetas britânicos. Mas foi aos 13 anos que Sophie Hannah se apaixonou pelos livros policiais e foi graças aos livros de Agatha Christie que isso lhe aconteceu. “Foi por causa de Hercule Poirot e de Miss Marple que quis dedicar a minha vida à ficção policial e o que moldou a minha identidade como escritora de policiais foram os enredos brilhantes e o profundo conhecimento que Agatha Christie tinha da mente humana”, conta no comunicado enviado à imprensa pela editora. Sophie Hannah está editada em Portugal pela Gótica que publicou O Pesadelo de Alice e Intimidade Perigosa. Tem um website http://www.sophiehannah.com/.

“É quase impossível para mim transmitir por palavras como me sinto honrada por terem confiado em mim para este fantástico projecto – na verdade ainda não acredito que isto está mesmo a acontecer! Espero conseguir criar um puzzle que vai confundir e frustrar o incomparável Hercule Poirot pelo menos durante uns bons capítulos.”, diz ainda a autora no comunicado da editora. 

Sugerir correcção
Comentar