Pensar e viver a cidade com os Jardins Efémeros em Viseu

Foto

Chama-se Jardins Efémeros , realiza-se em Viseu, é um evento multidisciplinar que se propõe não só pensar a cidade como vivê-la a partir de dentro, e já vai na 3ª edição.

Este ano decorre de 22 a 28 de Julho e do programa constam exposições, oficinas, conferências, cinema, teatro, dança, concertos e sessões DJ, que acontecerão em vários espaços espalhados pelo centro da cidade.

No campo da música Dictaphone, Filho da Mãe, Tiago Pereira, Sensible Soccers, Dirty Coal Train, IVVVO, Mirror People ou Rui Miguel Abreu são alguns dos nomes programados. Um dos objectivos do acontecimento é devolver ao centro da cidade um conjunto de práticas artísticas que promovam o trabalho em rede com e para a cidade.

É nesse contexto que surgem vários projectos transversais, como a valorização do comércio tradicional através da revitalização de 15 lojas, num projecto da designer Joana Astolfi. A modernidade na arte, a cidade e os seus sentidos, ou o horror ao vazio, são temas de algumas das conferências onde participação nomes como o curador Miguel Von Hafe Pérez, a gestora cultural Dalila Rodrigues ou o geógrafo João Seixas.

Por sua vez, o arquitecto Gonçalo Byrne, o coreógrafo Paulo Ribeiro e o músico Nuno Tudela foram convidados a seleccionar um filme, e a conversar sobre ele, sob o tema: património, identidade e memória. Programação completa em www.jardinsefemeros.pt.

Sugerir correcção
Comentar