Pedro Gadanho vence Prémio FAD de Pensamento e Crítica

Foto
Pedro Gadanho é curador de Arquitectura Contemporânea no Departamento de Arquitectura e Design do MoMA Paulo Pimenta

O arquitecto português Pedro Gadanho foi um dos vencedores do prémio FAD 2012, na categoria de Pensamento e Crítica, com o livro “Arquitectura em Público”, publicado no ano passado pela Dafne, sobre a atenção mediática à arquitectura. O prémio FAD é um dos mais importantes galardões de arquitectura a nível ibérico.

O livro “Arquitectura em Público”, que fixa a tese de doutoramento de Pedro Gadanho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), é um estudo sobre a atenção mediática à arquitectura durante quinze anos, entre 1990 e 2005, nas páginas do PÚBLICO e noutros meios de comunicação.

Pedro Gadanho é actualmente curador de Arquitectura Contemporânea no Departamento de Arquitectura e Design do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.

Em comunicado, a organização do galardão da arquitectura ibérica, outorgado em Barcelona e que premeia ainda nas categorias Arquitectura, Interiorismo, Cidade e Paisagem e Intervenções Breves – vencedores ainda a anunciar –, considerou a obra de Gadanho uma “análise rigorosa da consideração da arquitectura a partir do campo dos média e o seu impacto na sociedade”.

Os outros premiados foram “El jardín de la metrópoli. Del paisaje romántico al espacio libre para una ciudad sostenible” (Enric Batlle), “ La Barcelona de ferro. A propòsit de Joan Torras Guardiola.” (AA.VV.), e “La arquitectura desde el interior, 1925-1937” (María Melgarejo).

O prémio de Pensamento e Crítica é aberto a todos livros, publicações periódicas ou outros suportes relacionados com a cidade, a paisagem, a arquitectura, o interiorismo, que tenham contribuído de maneira significativa a fomentar o debate e a crítica.

Sugerir correcção
Comentar