Paula Rego inaugura duas exposições na Casa das Histórias

Foto
"Oratório" está em exposição em Portugal pela primeira vez DR/Paula Rego

“Oratório” e “O corpo tem mais cotovelos” são as duas exposições que abrem esta quinta-feira ao público na Casa das Historias Paula Rego, em Cascais.

Até ao dia 31 de Dezembro vai ser possível conhecer o percurso da pintora que apresenta mais de uma centena de obras em “O corpo tem mais cotovelos”, assim como os seus mais recentes trabalhos, inclusive uma obra inédita em Portugal, “Oratório” que incorpora elementos pouco utilizados por Paula Rego, umas esculturas em tecido e plástico.

“Oratório” é o mais recente trabalho de Paula Rego, um objecto tridimensional criado a partir de um convite dirigido pelo Foundling Museum de Londres, a primeira instituição a receber crianças abandonadas naquela cidade. Com a aparência de um móvel com quase três metros de altura, a peça combina desenhos e esculturas à semelhança dos antigos oratórios portugueses. Nestas esculturas, crianças vestidas com o uniforme do Hospital Foundling, Paula Rego procurou representar a sua vulnerabilidade, abordando os temas da solidão e do abandono.

Antes de chegar a Portugal, “Oratório” foi exposto pela primeira vez em Londres e integrou depois a primeira retrospectiva de Paula Rego no México e Brasil.

A segunda exposição, intitulada “O corpo tem mais cotovelos”, é dedicada ap percurso de Paula Rego, exibindo mais de uma centena de obras. Entre os trabalhos expostos destacam-se alguns já muito conhecidos e emblemáticas como “Love”, “Entre as Mulheres”, “Anjo”, as séries “Misericórdia” e o “Ciclo da Virgem”.

“Place”, da autoria de Victor Willing, marido da pintora, falecido em finais de oitenta, também faz parte da exposição, que tem a curadoria de Ana Ruivo, Consultora da Casa das Histórias Paula Rego.

A inauguração oficial está prevista para as 18h30 desta quinta-feira e contará com a presença da pintora Paula Rego, de 76 anos.

Sugerir correcção
Comentar