Os poemas de James Franco são sobre Bidart e... Hollywood

Directing Herbert White é o título da colectânea de poesia de Franco, que presta tributo à obra de Frank Bidart e que reflecte sobre sucessos e falhanços em Hollywood.

Foto
Franco lança a colectânea em 2014 Phil McCarten/Reuters

Actor, realizador, produtor, autor de contos, artista plástico e até colaborador musical: James Franco, que será uma das estrelas da próxima edição do Festival de Sundance, lança agora a sua primeira colectânea de poesia - Directing Herbert White, sobre Hollywood e suas agruras, será lançado em Abril de 2014 pela pequena editora norte-americana Graywolf Press. O seu editor descreve a obra como "um conjunto franco e luminoso de cenas do interior do mundo do cinema e da fama".

O título Directing Herbert White refere-se ao poema Herbert White, de Frank Bidart, uma obra perturbadora sobre um psicopata necrófilo, a um poema sobre a obra de Bidart e uma curta-metragem que Franco, mestre em Belas Artes com uma especialização em poesia, realizou. Frank Bidart é um poeta e académico norte-americano cujas primeiras obras, publicadas na década de 1970, são muito focadas no conceito e lastro da culpa; a sua obra da consagração terá sido The Sacrifice (1983) e do seu trabalho destacam-se personagens como o assassino de crianças Herbert White.

Mas a colectânea também trata, segundo o seu editor, Jeffrey Shotts, de "uma série de retratos de sucessos e falhanços americanos do interior de Hollywood", e de "notas de cautela altamente conscientes e inteligentes sobre o que pode acontecer quando o 'eu' filmado fica fixado e duplicado, enquanto o 'eu' contínuo tem de continuar a viver e a ver", disse ao New York Times.

James Franco terá um início de 2013 em cheio com a estreia no Festival de Sundance (de 17 a 27 de Janeiro em Salt Lake City) do filme Interior. Leather Bar, que realizou - em que imagina/ficciona os cerca de 40 minutos de material que William Friedkin teve de retirar da versão final de Cruising, descida a uma certa cena underground gay de Nova Iorque que causou polémica em 1980. Franco anunciou esta segunda-feira o lançamento de Directing Herbert White, que inclui não só trabalhos sobre a sua "relação com esse poema [de Bidart]" mas também poemas que foram "uma forma de misturar cinema e poesia e performance e persona - todas as coisas que acho que estão relacionadas com esse poema e o processo" pelo qual passou "na adaptação desse poema".

As explicações foram dadas ao New York Times na segunda-feira, com Franco a falar sobre esse poema desencadeador que foi Herbert White e sobre "a relação de Frank com o poema", elementos que recolheu na sua relação com o poeta.  

O artista multifacetado publicará assim a sua primeira colectânea de poesia, depois de uma colectânea de contos  - Palo Alto - que editou em 2011, e de um opúsculo de poesia - Strongest of the Litter - já em 2012.

Notícia actualizada às 15h24
    

 

 

Sugerir correcção
Comentar