Os co-decadentes

Eis mais uma brincadeira de telemóvel, ideal para salas de espera, que arranjámos para passar o tempo e atenuar as intimações de mortalidade.

Baseia-se na consolação universal que nenhum de nós vai para mais novo. Como envelhecemos ao mesmo tempo, basta ir ao IMDB e procurar pessoas do cinema que nasceram no mesmo ano que cada um de nós.

A Whoopi Goldberg, por exemplo, nasceu no mesmo ano que eu (1955), pelo que em 2015 ambos seremos cúmplices decadentes, fazendo 60 anos no ano que vem. Um melão partilhado é um melão aliviado – pode não ser um ditado popular, mas deveria ser.

Na versão agressiva do jogo, escolhem-se artistas de que não se gosta, folgando que chegaram ao mesmo estado de decadência que nós. Isto é, mudam de década no mesmo ano que nós. Eu prefiro a versão simpática, por nos oferecer cumplicidade.

Depois anda-se três décadas para trás e três para a frente. Em 2015 a anteriormente tão jovem Amanda Seyfried (n.1985) chega aos trinta aninhos, que já não são brincadeira nenhuma. A pobre Kate Winslet (n.1975) deixa de ser trintona de vez. E o quarentão do Ben Stiller (n.1965) chega ao deprimente meio século de vida.

À minha frente a excelente Helen Mirren (n.1945) entra nos anos 70 e o genial Woody Allen (n.1935) passa a ser octogenário. Vinda da década anterior, a maravilhosa Angela Lansbury (n.1925), que está a deslumbrar a West End no papel de Madame Arcati, chegará aos 90 anos.

Quais serão os seus co-decadentes?

 

 

MEC

Sugerir correcção
Comentar