Obras portuguesas recomendadas pela Fundação do Livro Infantil e Juvenil do Brasil

José Jorge Letria e Afonso Cruz têm agora uma obra cada um recomendada em 2013 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ)

Afonso Cruz está na lista com o livro <i>Viagens às Terras de Portugal</i>
Fotogaleria
Afonso Cruz é um dos participantes no 2.º Festival Literário de Castelo Branco Rui Gaudêncio
Fotogaleria
José Jorge Letria é um repetente nesta lista Ricardo Silva

Os livros, apontados pela FNLIJ como “altamente recomendáveis” para utilização nos programas nacionais de fomento da leitura naquele país, são Brincar com as Palavras, de José Jorge Letria, com ilustrações de Sílvia Amstalden, e Viagens às Terras de Portugal, de José Santos, ilustrado por Afonso Cruz.

Todos os anos esta fundação destaca algumas obras, apontando as que considera serem as melhores editadas no Brasil para crianças e jovens durante o ano anterior. O objectivo é promover o trabalho de escritores, ilustradores, tradutores e editores que se dedicam à literatura infantil e juvenil.

Esta não é assim a primeira vez que obras de autores portugueses são referenciadas, sendo José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, um repetente. Nos últimos anos, Letria, que soma já 40 anos de carreira literária, viu serem recomendados os livros Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar, Os animais fantásticos e Avô conta outra vez.

As obras deste escritor podem ser encontradas no Brasil na editora Peirópolis, de São Paulo. Segundo a Lusa, mais títulos de José Jorge Letria serão publicados em breve naquele país.

Afonso Cruz aparece na lista por ser responsável pela ilustração do livro do escritor brasileiro José Santos. Viagem às terras de Portugal é, como o título indica, o resumo de uma viagem que o brasileiro fez a Portugal em 2009. Em forma de poemas, e com as imagens de Afonso Cruz, que além de ilustrador é também escritor, José Santos pretende dar a conhecer algumas das tradições portuguesas, destacando momentos chave da sua viagem.

Sílvia Amstalden, ilustradora do livro recomendado de José Jorge Letria, viu outra obra sua, escrita pela brasileira Susana Ventura, Convite à Navegação: uma Conversa sobre Literatura Portuguesa, também na lista da FNLIJ.

Criada em Maio de 1968, a Fundação do Livro Infantil e Juvenil do Brasil, a secção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), tem como principal objectivo promover a leitura e divulgar livros de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias. A missão da fundação é contribuir para a melhoria da educação e da qualidade de vida das crianças e dos jovens brasileiros.
 

Sugerir correcção
Comentar