O Livro Vermelho de Mao vai ter uma nova edição

A publicação da obra tinha praticamente estagnado ainda antes da morte de Mao Zedong

Foto
A Nova versão do Livro Vermelho de Mao chega às livrarias chinesas em Novembro DR

Não será especialmente pequeno e a capa será apenas parcialmente vermelha, diz o diário britânico Guardian: a nova versão do segundo livro mais editado do mundo, depois da Bíblia, vai aparecer nas prateleiras chinesas numa altura em que a retórica maoísta voltou através de Xi Jinping, Presidente chinês e responsável máximo do Partido Comunista deste país, refere o jornal.

Depois de durante a Revolução Cultural terem circulado cerca de mil milhões de cópias das Citações de Mao Zedong – mais conhecidas como Pequeno Livro Vermelho –, a publicação desta obra tinha praticamente estagnado ainda antes da morte de Mao, em 1976, e não surgiram quaisquer novas edições nos últimos anos. O lançamento desta versão apenas parcialmente vermelha está agora previsto para Novembro, pouco antes do aniversário do nascimento de Mao (26 de Dezembro) e do Natal.

Ainda ao Guardian, o editor desta nova versão, Chen Yu, um coronel da Academia de Ciência Militares chinesa que por dois anos terá trabalhado com uma equipa de 20 profissionais, diz: “Apenas queremos editar o livro, como outros académicos trabalham Confúcio… Não temos objectivos políticos complicados.”

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar