Nos estúdios da editora Decca, os Beatles gravaram 15 canções a 1 de Janeiro de 1962 - e foram rejeitados em favor dos Tremeloes de Silence is golden. Dez delas vão a leilão no próximo dia 27 de Novembro.
Dick Rowe ficou tragicamente na história por dois momentos embaraçosos. Enquanto A&R (responsável por artistas e repertório) da Decca, recusou os Beatles em 1962 e, enquanto os recusava, terá confessado a Brian Epstein, o manager da banda, a sua convicção de que “os grupos de guitarra estão prestes a desaparecer”. A recusa revelar-se-ia trágica para Dick Rowe, responsável um ano depois pela contratação dos Rolling Stones, mas que a história preserva como o homem que disse não aos Beatles. Para perceber a recusa, teríamos que recuar ao primeiro dia de 1962, data em que os Fab Four gravaram cerca de 15 canções nos estúdios da Decca no norte de Londres. Ou então, arrematar as fitas com dez dessas canções que irão a leilão a 27 de Novembro - quando também a guitarra "incendiada" por Jimi Hendrix em 1967 será apresentada para leilão.
Ted Owen, da leiloeira The Fame Bureau, especializada em itens pop, explicou à Reuters que, apesar de existirem maquetes em circulação da mítica sessão, este “safety master” [uma cópia de salvaguarda das fitas originais] distingue-se pelo som. “Nunca ouvimos esta qualidade sonora”, afirma.
A audição, produzida por Tony Meehan, que fora baterista dos Shadows, durou uma hora e, nela, a banda interpretou versões de Money (That’s what I want), Too know her is to love her ou Till there was you e originais como Hello little girl ou Like dreamers do. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best, então baterista da banda - Ringo Starr surgiria em cena pouco depois -, acabariam rejeitados em favor dos Tremeloes de Silence is golden, que gravaram uma audição no mesmo dia. “Os Beatles não têm futuro no mundo do espectáculo”, sentenciou a Decca.
Espera-se que as fitas, onde a banda é identificada como Silver Beatles, designação que manteve durante um breve período, atinjam um valor entre os 22.200 e os 24.700 euros.

Comentários