“O Artista” lidera nomeações aos Globos de Ouro, destacando-se na corrida aos Óscares

Foto
"O Artista" é apontado como um dos candidatos para os Óscares DR

Destacou-se em Cannes e triunfou junto da crítica internacional e norte-americana, que nas últimas semanas lhe atribuiu vários prémios. O filme mudo “O Artista”, de Michel Hazanavicius, afirma-se agora como o principal candidato na corrida aos Óscares, depois de ter sido nomeado em seis categorias diferentes para os Globos de Ouro, que servem de barómetro para os prémios mais cobiçados de Hollywwod.

Os nomeados para os Globos de Ouro, entregues pela imprensa estrangeira a residir nos Estados Unidos, foram anunciados esta quinta-feira, apontando os possíveis candidatos aos Óscares, uma vez que os escolhidos para estes prémios surgem na maior parte das vezes na lista das nomeações aos prémios da Academia.

Rodado a preto e branco e como um filme mudo, recriando o cinema da era de ouro de Hollywood, o filme francês, que chega aos cinemas de Portugal em Fevereiro, foi nomeado nas categorias de melhor comédia ou musical, melhor realizador, melhor actriz, melhor actor numa comédia ou musical, melhor argumento e melhor banda sonora.

“O Artista”, sobre a transição do cinema mudo para o falado em Hollywood no final da década de 1920, mostrando o impacto que essa evolução teve na vida de um actor, é protagonizado Jean Dujardin e Berenice Bejo, e valeu a Dujardin o prémio de melhor actor no Festival de Cinema de Cannes, onde o filme estreou.

Em segundo lugar, empatados com cinco nomeações cada, ficaram os filmes “As Serviçais”, de Tate Taylor, e “The Descendants”, de Alexander Payne. O filme político de George Clooney “Nos Idos de Março” foi nomeado em quatro categorias, assim como o último filme de Woody Allen “Meia-noite em Paris” e “Moneyball – Jogada de Risco”, de Bennett Miller.

Também em destaque nos Globos de Ourto está Martin Scorsese, que além de estar nomeado na categoria de melhor realizador, tem o seu mais recente trabalho, “Hugo” o filme 3D de aventura e fantasia, a concorrer pela estatueta de melhor filme, ao lado de “The Descendants”, “As Serviçais”, “Nos Idos de Março”, “Moneyball – Jogada de Risco” e “War Horse”. Além do cinema, o realizador aparece ainda na lista com a série de televisão “Boardwalk Empire”, nomeada para três categorias.

A concorrer com “O Artista”, na categoria de melhor comédia ou musical, estão os filmes “50/50”, “A Melhor Despedida de Solteira”, Meia-noite em Paris” e “My Week With Marilyn”.

Na corrida pelo galardão de melhor actor, em drama estão George Clooney, pelo seu papel em “The Descendants”, onde representa um pai que tenta reatar a ligação com as duas filhas, depois de a sua mulher ficar em coma na sequência de um acidente de barco, Leonardo Dicaprio, em “J. Edgar”, Michael Fassbender, que em “Shame” dá vida a um homem viciado em sexo, Ryan Gosling, pelo seu papel em “Nos Idos de Março”, e Brad Pitt, protagonista de “Moneyball – Jogada de Risco”.

Brendan Gleeson (“The Guard”), Joseph Gordon-Levitt (“50/50”), Jean Dujardin (“O Artista”), Ryan Gosling (“Amor, Estúpido e Louco”) e Owen Wilson (“Meia-noite em Paris”) são os nomeados na categoria de melhor actor de comédia ou musical.

No feminino, a disputa pelo prémio de melhor actriz em drama é entre Glenn Close, em “Albert Nobbs”, Viola Davis, protagonista de “As Serviçais”, Rooney Mara, de “The Girl With the Dragon Tattoo”, Meryl Streep, por “Iron Lady”, o filme sobre Margaret Thatcher, e Tilda Swinton, em “Temos de Falar sobre Kevin”.

Jodie Foster (“Carnage”), Charlize Theron (“Young Adult”), Kristen Wiig (“A Melhor Despedida de Solteira”), Michelle Williams (“My Week With Marilyn”) e Kate Winslet (“Carnage”).

Na categoria de melhor realizador, a corrida é entre realizadores que se têm destacado entre o círculo de críticos norte-americanos. Woody Allen, George Clooney, Michel Hazanavicius, Alexander Payne e Martin Scorsese, um deles sera o vencedor.

Na animação destacam-se duas produções da Paramount, “As Aventuras de Tintin” e “Rango”, nomeados ao lado de “Arthur Christmas”, “Carros 2” e “O Gato das Botas”.

A cerimónia de entraga dos Globos de Ouro terá lugar no dia 15 de Janeiro de 2012 no hotel Beverly Hilton e contará coma a apresentação de Ricky Gervais, o comediante britânico que causou polémica na edição de 2010 com algumas piadas controversas.

Os Globos de Ouro - que são entregues desde 1944 - são os prémios mais importantes da indústria do cinema depois dos Óscares. Os vencedores são eleitos por um grupo de cerca de cem jornalistas internacionais que trabalham em Hollywood.

A lista completa das nomeações pode ser consultada aqui.

Sugerir correcção
Comentar