Num mês a exposição de Joana Vasconcelos foi tão visitada como o Palácio da Ajuda num ano

Exposição da artista portuguesa recebeu já 43 mil pessoas. Em 2012 o Palácio da Ajuda foi procurado por 50 mil pessoas.

Fotogaleria
Detalhe de "Lilicoptère" (2012) Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Euro-Visão" (2005), na Sala do Corpo Diplomático Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Perruque" (2012), na Sala do Retrato de D. Maria Pia Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Joana Vasconcelos, vestida pelos Storytailors, com "Lilicoptère" (2012) Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"A Noiva" (2001-2005), na Sala D. João IV Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Brise" (2001), na Sala das Senhoras do Corpo Diplomático Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Uma das peças "A todo o Vapor" (2012), na Sala de Mármore Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Marilyn" (2009), na Sala do Trono Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Petit Gâteau" (2011) saúda os visitantes à entrada na primeira sala da exposição Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Jardim do Éden", versão 2013 com o "M" e o "P" dedicados à rainha Maria Pia Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Na Salinha dos Cães, "Bragança" (2012) e "Bartolomeu" (2012) Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Alorna" (2013), na Sala Rosa Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Na Sala Verde, "Formentera" (2011) e "Joaquina" (2012) Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Apolo" (2013) e "Milorde" (2009), na Salinha Encarnada Rui Gaudêncio
Fotogaleria
A vespa "Maria Pia" (2013) no Quarto de Cama da Rainha Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Le Dauphin et la Dauphine" (2012) na Sala de Jantar Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"Stripes" (2012), da série "Tetris" na Antiga Sala de Bilhar Rui Gaudêncio
Fotogaleria
"War Games" (2011) no Vestíbulo Rui Gaudêncio

Um mês passou desde que a exposição de Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda, em Lisboa, foi inaugurada. Os números dos primeiros dois dias, 4646 visitantes, indicavam já um sucesso. Um mês passado, os números revelados esta quarta-feira dizem que foram já 43 mil as pessoas que visitaram a exposição. Quase tantas como as que visitaram o palácio no ano passado e que foram 50,065.

Os números foram avançados esta manhã pela Everything is New, responsável pela produção da exposição, e são significativos se se tiver em conta que, segundo dados de 2012 do Instituto dos Museus e da Conservação, entidade que agora integra a Direcção-geral do Património Cultural, passaram pelo Palácio da Ajuda durante os doze meses de do ano passado 50,065 pessoas.

Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda, aberta ao público até ao dia 25 de Agosto, apresenta 38 obras criadas na última década, na maioria inéditas e outras emblemáticas, como A Noiva, Marylin e Coração Independente Vermelho.

Depois de ter mostrado algumas destas obras no Palácio de Versalhes, em Paris, no ano passado – exposição que recebeu 1,6 milhões de visitantes – a artista regressa a um espaço que foi habitado por uma família real, desta vez a portuguesa. A concepção da exposição foi inspirada na figura da rainha Maria Pia.

A par das peças cobertas de crochet, inspiradas no bestiário de Bordallo Pinheiro, estão também expostas obras mais recentes como Lilicoptère, Perruque ou War Games.

A entrada da exposição tem o preço de dez euros, mas existem preços especiais para jovens, séniores e famílias. A Everything is New, na sua primeira incursão na produção de um evento deste género, cobre todo o investimento da exposição e assegura a receita equivalente à que o palácio teve no mesmo período do ano passado. Quando atingir o breakeven, os lucros serão partilhados tendo em conta a média da receita do Palácio, mais 10%.

A última vez que o Palácio da Ajuda acolheu uma exposição que despertasse tanta atenção do público foi em 2007 quando apresentou De Pedro, o Grande a Nicolau II: Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage. Esta exposição com peças do Museu Hermitage, de São Petersburgo, centrou-se na diversidade das personagens reais e na riqueza da vida na corte durante a dinastia Romanov, que abriu a Rússia à cultura europeia. Entre Outubro de 2007 e Fevereiro de 2008 foi visitada por 105 mil pessoas.

Para bater a exposição mais concorrida de 2012,  a da holandesa Marijke van Warmerdam, De Perto à Distância, apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, entre 21 de Julho a 14 de Outubro, Joana Vasconcelos terá de receber mais de 100 mil visitantes. É que esta grande exposição de Verão em Serralves foi vista por 100,653 visitantes, o que dá em média 1363 pessoas por dia.

Sugerir correcção
Comentar