Nirvana foram homenageados no Rock and Roll Hall of Fame

Quando passam vinte anos sobre a morte de Kurt Cobain, os Nirvana foram esta quinta-feira induzidos no Rock and Roll of Fame, numa cerimónia cheia de surpresas.

Foto

A cerimónia do Rock and Roll Hall of Fame, uma espécie de panteão da música popular americana, que se realizou esta quinta-feira, no Barclay Center, de Nova Iorque, ficou marcada pela actuação histórica dos sobreviventes dos Nirvana (Krist Novoselic, Dave Grohl e Pat Smear, membro dos últimos tempos de existência do grupo) na companhia de quatro cantoras de origens musicais e gerações muito diferenciadas: Joan Jett, Kim Gordon, St. Vincent e Lorde.

O contexto era comemorar a introdução dos Nirvana no Rock and Roll Hall Of Fame e prestar tributo a Kurt Cobain, eterno vocalista da banda de Seattle, falecido há 20 anos. Michael Stipe, líder dos REM e amigo de Kurt Cobain foi o responsável pela indução da banda, tendo dito que os "Nirvana tiveram uma voz que ansiava por ser ouvida”.

Para além dos Nirvana a cerimónia contou com as actuações de Peter Gabriel com Chris Martin dos Coldplay, de Cat Stevens, ou de Tom Morello em homenagem aos Kiss. O duo Hall and Oates ou a cantora Linda Ronstadt foram outros dos induzidos, enquanto Bruce Springsteen prestou homenagem à E Street Band, num discurso emocionado.

Mas em termos de emoção nada superou o abraço de Courtney Love, a viúva de Kurt Cobain, a Grohl e Novoselic. A relação entre Love e os membros da banda tem sido tensa, e nos últimos 20 anos, não foram poucos os processos e ataques verbais entre ambas as partes. Mas na quinta-feira, como o clima era de festa, todos se reuniram num abraço conciliador.

"Gostaria que Cobain estivesse aqui, ele teria gostado disto tudo", disse a cantora que, mais tarde, haveria de escrever no Twitter acerca do abraço. “O momento mais mágico da noite. Obrigado, Dave, adoro-te. Sei que isto fê-lo [a Cobain] sorrir lá em cima.” Na cerimónia estiveram também presentes Wendy O’ Connor (mãe de Cobain) e Kimberly (a irmã).

Krist Novoselic e Dave Grohl tiveram a ideia de chamar quatro cantoras para interpretar as canções que Kurt Cobain (1967-1994) originalmente gravou. Joan Jett como era esperado cantou Smells like teen spirit. A ex-baixista dos Sonic Youth, Kim Gordon, cantou a relativamente obscura Aneurysm, enquanto Lithium foi cantada por St. Vincent e, como surpresa final, a banda chamou a adolescente Lorde para terminar a apresentação com All apologies.

Sugerir correcção
Comentar