Nicole Garcia preside ao júri da Câmara de Ouro, em Cannes

A actriz e realizadora francesa preside ao júri das primeiras obras, prémio que no passado acelerou as carreiras de gente como Jim Jarmusch ou Steve McQueen

Foto
Nicole Garcia em Gare du Nord, filme que abre o IndieLisboa

A actriz francesa Nicole Garcia, realizadora e também argumentista, é a presidente do juri da próxima edição da Câmara de Ouro do Festival de Cannes. O prémio vai distinguir uma primeira obra, entre as que serão exibidas nas várias secções do festival. Garcia sucede a Bong Joon-Ho, Gael García Bernal, Carlos Diegues e Agnès Varda, que em anteriores edições escolheram um debutante.

"Présidir à Câmara de Ouro é uma honra, uma alegria e uma missão" - declarações de Garcia, citada em comunicado de imprensa do festival. Diz que vai "tentar estar à altura da missão", disse a actriz, que veremos brevemente no cast de Gare du Nord, de Claire Simon, o filme de abertura do IndieLisboa ( 24 de Abril e 4 de Maio de 2014).

O prémio Câmara de Ouro foi criado em 1978. É atribuído ao melhor primeiro filme seleccionado quer em Competição, quer Fora de Competição ou na secção Un Certain Regard (ou seja, as secções que formam a Selecção Oficial) e ainda nas paralelas Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores. Destina-se a encorajar a criação mais jovem e terá sido um acelerador das carreiras internacionais de gente como Jim Jarmusch, Mira Nair, Jaco Van Dormael, Naomi Kawase, Bahman Ghobadi ou Steve McQueen. No ano passado, o vencedor foi o filme de Singapura L’Ilo Ilo de Anthony Chen, apresentado na Quinzena dos Realizadores.

 

 

Sugerir correcção
Comentar